O movimento de mulheres trancou com cadeados os portões da empresa Pantanal Transportes em Cuiabá, por duas horas (das 3h30 às 5h30), neste 8 de Março. Integrando a mobilização internacional do Dia da Mulher, na luta contra feminicídio, sexismo, racismo e todas as reformas do governo federal e estadual que impactam diretamente na redução de direitos. Com palavras de ordem disseram basta à violência machista que estupra e mata milhares de mulheres no mundo e já registrou quase duas dezenas de assassinato por ódio em Mato Grosso.

A frente de mobilização do 8 M, na Capital, apresentou durante o ato, o nome das mulheres assassinadas no estado, e ainda, destacou o fato de que a cada 15 minutos uma mulher é vítima de estupro no país. Fato infelizmente constatado na madrugada desta quarta-feira (8.03), quando uma mulher de 63 anos deu entrada no Pronto Socorro da Capital com traumatismo craniano, depois ser espancada quando tentava se livrar do estuprador.

Segundo a vice-presidente do Sintep/MT e uma das integrantes da frente de mobilização do 8 de março, Jocilene Barboza, o transporte público foi selecionado por ser o meio de deslocamento da maior parte das mulheres trabalhadoras para os locais de trabalho impactando no capital responsável pela retirada de direitos e desumanizacao. “São elas as mais atingidas com as reformas, com a violência, com os baixos salários, com racismo. Na educação a falta de creches para os filhos e filhas das mulheres trabalhadoras ainda é uma as bandeiras de luta nacional, disse.

“É preciso chamar a atenção do patriarcado, pois já que não nos valorizam produzam sem nós”, destacou citando o mote da campanha que, desde o ano passado, está presente no alerta feito pela luta feminista.

A Pantanal Transportes é uma das maiores empresas do estado, com o maior número de carro atendendo aos moradores do grande CPA. Para a retomada dos serviços a empresa foi obrigada a disponibilizar mais carros para atender com dignidade a população que todos os dias tem que se valer de ônibus lotado, sem ar condicionado e conviver com assédio durante as viagens, pagando altos valores nas passagens. Custo, que retira um percentual significativo dos baixos salários das mulheres.

 A manifestação em Cuiabá somou-se a outras que ocorrem simultaneamente no estado. Em Jaciara, cerca de 300 mulheres camponesas do MST MT, ocuparam a Fazenda Entre Rios, que fica no município integrando o protesto mundial, do Dia Internacional da Mulher.

Confira fotos no facebook do Sintep-MT

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 08/03/2018 09:01:20


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2581-2590 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter