Movimentos sociais, educadores e comunidades escolares devem participar das etapas municipais da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que devem ser realizadas até 1º de abril. Inicialmente essas etapas seriam realizadas em 23 de fevereiro, porém, por causa da dificuldade de articulação em função do início do ano letivo, o prazo foi estendido. A etapa estadual será realizada nos dias 06 e 07 de abril, em Cuiabá, com 300 delegados e delegadas eleitas nos municípios.

Coordenadora do Fórum Estadual Popular de Educação e secretária de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Guelda Andrade explica que o objetivo principal da Conape é discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) e as metas que não foram cumpridas.

"O Fórum está convocando os municípios a se organizarem para este debate que é de extrema importância na atual conjuntura nacional e estadual. A questão mais polêmica dentro do PNE é o financiamento insuficiente para a educação, a partir do congelamento dos gastos coma aprovação da Emenda Constitucional 95/17. Sem financiamento é impossível fazer educação de qualidade", explica Guelda.

Além dos debates, também serão eleitos os delegados para participar da etapa estadual. Serão eleitas 300 pessoas em todo o estado, sendo 150 da Educação Básica (50% das vagas), 90 da Educação Superior (30%) e 60 da Educação Tecnológica e dos Movimento Sociais (20%).

Assessoria Sintep/MT

 

Cuiabá, MT - 09/03/2018 19:35:36


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2581-2590 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter