Educadores dos municípios da Baixada Cuiabana, que fazem parte da regional Oeste I do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), realizaram hoje (28.03) a etapa regional da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). No evento, foram analisadas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e os impactos dos cortes no orçamento da União para a Educação.

"O PNE é o melhor Plano construído até então, pois foi feito a partir de duas conferências com a participação de diferentes setores da sociedade. Tentam deslegitimar o Plano Nacional de Educação e temos que fazer resistência à essa situação, levando os debates para o chão da escola, onde essa discussão precisa ser feita", explicou a secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade.

Diretor da regional Oeste I, Ricardo de Assis, lembrou os participantes da importância de cada etapa nesse processo de resistência ao desmonte da Educação Pública. "O debate tem como objetivo fornecer informações para que possamos fazer sugestões, propostas de emendas e proposições que irão para o debate estadual e depois nacional. E cada um e cada uma é importante nessa construção".

O movimento para a realização da Conape ocorre em todo o país e é uma chamada popular para se debater a Educação e o instrumento que deve ser usado para melhorá-la, o Plano Nacional de Educação. As etapas municipais e regionais em Mato Grosso são preparativos para a fase estadual, que ocorre nos dias 6 e 7 de abril, no Sintep/MT, em Cuiabá. Já a Conape, com representantes do Brasil inteiro, será realizada entre os dias 24 e 26 de maio, em Belo Horizonte (MG).

Assessoria Sintep/MT

 

Cuiabá, MT - 28/03/2018 17:58:31


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2541-2550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter