O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), maior sindicado do estado, com mais de 30 mil filiados/as, realiza hoje (15.06), das 8h às 20 horas, a segunda maior eleição, ficando atrás apenas da eleições gerais para o Governo. As eleições ocorrem em 141 municípios onde estão as subsedes.
Os/as eleitores/as, filiados/as ao Sindicato dentro do prazo regimental, elegerão os representantes de subsedes em 124 municípios, sendo que em quatro deles (Cuiabá, Várzea Grande, Castanheira e Lucas do Rio Verde), os votos serão disputados entre duas e até três chapas. Na mesma cédula escolherão também candidatos/as a direção regional e chapa central.
Conforme o presidente da Comissão Eleitoral Geral, Ednilson Carvalho, ocorrem disputa também em duas regionais (Baixada Cuiabana e Nortão IV) que apresentaram candidaturas individuais. A baixa concorrência entre chapas se justifica pela própria atuação da política sindical “O Sintep é um Sindicato canalizador de forças com representações nas escolas, nos municípios, trabalhando a formação sindical, realizando debates nos Conselhos, com Assembleias transparentes. Há renovação, mesmo sem número elevado de disputas de chapas”, diz Carvalho.
Durante toda a manhã a eleição nos 15 polos do estado não registrou nenhuma notificação fora do regular. Às 20 horas, encerrado o período de votação, começa o processo de apuração. Exceção para as três regionais do Araguaia (Lestes I, II e III), que iniciaram uma horas antes e concluíram uma hora mais cedo, seguindo o horário de Brasília.
O resultado final deverá ser apurado sábado (16), com posse dos/as eleitos/as no dia 29 de junho, Aniversário de 53 anos do Sintep/MT. Os municípios que não apresentaram chapa para as subsedes, terão um prazo regimental e estatutário para o pleito, devendo numa etapa posterior realizar a eleição.
Assessoria/Sintep-MT