Basta! Essa foi a palavra de ordem do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) durante ato público, sexta-feira, 10 de agosto, na Praça Ipiranga, em Cuiabá. Integrada à mobilização nacional, que faz o enfrentamento às políticas de governo que atacam os direitos sociais, os trabalhadores e trabalhadoras manifestaram repúdio às reformas implantadas nacionalmente e, no estado de Mato Grosso, que sucateiam a Educação.

A presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, ressaltou os impactos que o corte de investimentos financeiros tem acarretado na Educação. “Estamos presenciando o atraso de repasses para as escolas públicas estaduais, enquanto empresários e o agronegócio recebem isenções fiscais”, denunciou. 
Jocilene lembrou que as escolas estão com as portas fechadas por falta de recursos para manter o funcionamento. A conta, conforme explicou, não dá exata pelas prioridade das políticas de governo, que renuncia recursos dos grandes empresários, e quer jogar a responsabilidade da falta de caixa para o servidor público, alegando “gasto” com folha de pagamento.

As manifestações foram além, trataram sobre o aumento do número desemprego, a ampliação da informalidade, com trabalhadores sem carteira assinada, a desvalorização do salário mínimo. ”Desafios que já haviam sido superados com políticas sociais de atendimento aos direitos dos trabalhadores e que retomam com força total mediante as reformas do governo”, lembrou

Na oportunidade, as pessoas que se manifestaram no Ato reforçaram para a população que circulava pela Praça Ipiranga, o perigo que ainda ameaça a sociedade; a Reforma da Previdência. “A qualquer momento pode ser retomada. E precisamos fazer a resistência, caso contrário reduzirá a chance de aposentadoria, em especial para as mulheres e professoras, que terão que trabalhar 15 anos a mais”, conclui a presidente do Sintep/MT.

Participaram do Dia do Basta, representantes de Centrais Sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), movimento estudantil secundarista, Sindicatos dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Mato Grosso, entre outros.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 10/08/2018 20:21:56


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2321-2330 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter