De hoje (30.10) a 1 de novembro ocorre em Buenos Aires, na Argentina, o encontro Sul Americano da Rede de Trabalhadoras da Educação promovido pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), com a participação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Jocilene Barboza. O evento que tem como tema central a Igualdade de Direitos, trabalhará nos três dias de palestras temas variados sobre as realidades de desigualdade vivenciada pelas mulheres na América Latina e os desafios para efetivar as lutas de forma articulada.

A abertura, nesta terça-feira (30.10), apresentou uma análise de conjuntura e o desafio para articular as questões das Mulheres, às pautas feministas (feminismo popular) com agendas mais amplas de enfrentamento a nova forma de organização do capital no mundo.

Diante da exposição sobre a campanha nacional “Por El Derecho Al Aborto Legal Seguro y Gratuito”, a presidente do Sintep/MT falou sobre a inspiração que a Argentina trouxe para as lutas dos movimentos sociais do Brasil e de Mato Grosso, nessa temática com o movimento Ninguna a menos, somado a outra pauta da luta das mulheres, e citou o projeto de Emenda Constitucional nº 181 (criminaliza o legalizado) e o projeto Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 442 (descriminaliza), no Superior Tribunal Federal.

Na oportunidade Jocilene contribui com a exposição sobre os embates atuais e as disputas no Brasil, o feminismo e a necessidade de articular as pautas de gênero com as questões mais amplas, bem como globalizar as lutas, já que as consequências das iniqüidades causadas pelo modelo político vigente são globais.

As atividades do Encontro Sul Americano prosseguem até dia 1º de novembro, com temas sobre Violência de Gênero; Aborto a partir das experiência legislativas Argentinas e os impactos na região; Políticas Públicas e Gênero, a Educação Sexual Integral, trazendo relatos das experiências enfrentadas pelos Sindicatos. Finalizando, o último dia do evento terá a elaboração de uma proposta para a Política de Igualdade e os diagnósticos dos sindicatos participantes.

Lei mais sobre documento que embasou a ADPF 442

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 30/10/2018 19:00:43


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2221-2230 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter