Cerca de 120 profissionais da rede municipal de ensino de Guiratinga, a 334 km de Cuiabá, estão se filiando ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). A decisão unânime foi tomada em assembleia geral, na segunda-feira (10).

O interesse pela sindicalização foi manifestado no final de 2009, mas a adesão ainda não era consenso entre a categoria. "Desde então, realizamos três encontros para apresentar as propostas e o processo de organização do Sintep/MT", lembrou o diretor regional do polo Sul I, Bartolomeu Basili Belmonte. Com o processo de filiação iniciado, a entidade fará um novo encontro no município, no dia 29 deste mês.

A expectativa é o fortalecimento da categoria. "Os profissionais da rede municipal demonstraram que estão engajados e esse empenho será muito importante para avançarmos em questões relevantes", analisou o sindicalista. Como exemplo, ele citou a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), já que o valor praticado em Guiratinga é R$ 756,48, muito abaixo do piso determinado pela Lei 11.738/08, inclusive no que diz respeito ao reajuste.

Já com relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), o diretor regional do Sintep/MT disse que não há muitos problemas. "A categoria avaliou o documento e apresentou apenas algumas alterações que acredito ser possível resolver por meio do diálogo", ponderou Bartolomeu Basili.

Cuiabá, MT - 13/05/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7021-7030 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter