O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) leva sua defesa pela Gestão Democrática também na escolha de Técnicos Administrativos Escolares (TAE’s) para a função de secretário/a escolar. A ressalva recorrente nas reuniões da Comissão Ampliada da Educação estadual, das quais o Sindicato participou, tem sido ignorada. Mais uma vez, nesta quinta-feira (05.03), a afirmativa será posta, bem como a cobrança pela realização do Congresso Estadual de Gestão Democrática (Conged).

Segundo relata o secretário adjunto de Funcionário do Sintep/MT, Klebis Marciano, debater Processo Seletivo na escola exige uma discussão aprofundada. O sindicato não se furta da participação nas discussões das políticas públicas para a educação. “O que ocorre é que não concordamos em ser fantoches na Comissão. Há um desequilíbrio de forças, inclusive numérico nas tomadas de decisão, o que leva qualquer colocação dos nossos representantes a serem voto vencido”, relata.

Diante do cenário apontado o Sindicato levará para a reunião desta quinta-feira, a quinta realizada, a cobrança por eleição interna nas escolas, entre os pares, ou algo que se construa próximo ao que é feito na escolha dos gestores. Caso contrário, o posicionamento será a retirada do Sindicato da Comissão. 

As defesas do sindicato se baseiam na incoerência do processo seletivo, que pensa na função por um caráter meramente técnico. “Ele é fundamental, mas isso já é constatado que os profissionais possuem. Pois, passaram pela prova do Concurso Público”, argumenta a representante do Sindicato na Comissão, Cida Cortez.

A defesa do sindicato considera que deve ser respeitado a lotação do profissional, sua capacidade na resolução de conflitos, seu conhecimento do ambiente escolar, pois a função vai além do domínio técnico do cargo. A função exige dinâmica para atuar sobre os conflitos peculiares da escola e dominar o caráter pedagógico da função e exige empatia com os pares e com a comunidade.

O Sintep/MT participou de duas, das quatro reuniões já realizadas. Não foi convidado anteriormente. A ampliação da participação dos segmentos educacionais foi posterior a criação do debate. “Na verdade, não há debate sobre o Processo Seletivo. A Comissão atua para aprovar ou não a minuta do seletivo”, conclui Cida Cortez.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 04/03/2020 19:38:35


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1371-1380 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter