Sintep/MT conclui XI Encontro Estadual reafirmando a defesa pela Educação Pública e Gratuita

Após quatro dias de debates virtuais, de 03 a 06 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) comprovou que são nos momentos obscuros que a luz se faz necessária. O XI Encontro Estadual de Educação cumpriu o papel ao trazer para o debate proposições de defesa e enfrentamento das comunidades escolares, aos ataques da política neoliberal sobre a Educação Pública e Gratuita.

Durante uma semana profissionais especialistas, de várias regiões do Brasil e do estado, colaboraram com análises sobre o tema: “Gestão Democrática e Democratização da Gestão no Contexto da Realidade Atual”. A partir do cenário político e social do Brasil e de Mato Grosso, destacaram os impactos sobre o desmonte de direitos da classe trabalhadora.

Nas palestras os especialistas defenderam a necessidade de resistência contra medidas que comprometem a formação profissional, a carreira, o financiamento da educação, no currículo e, principalmente, sobre a Gestão Democrática. Essa foi tema central do encontro, por ser o elo de defesa da comunidade escolar para garantir todas as demais políticas da educação, com digital democrática.

Os trabalhos foram concluídos com a apresentação de duas Moções de Repúdio. A primeira  Moção, contra o inaceitável argumento de “Estupro Culposo”, manifesto pelo advogado Gastão da Rosa, em defesa do empresário André de Camargo, contra a vítima, Mariana Ferrer, no julgamento do caso, em Santa Catarina. A moção escancara a aberração aceita pelo tribunal, reafirma a luta pelo direito das mulheres e contra a misoginia e o machismo estrutural na sociedade.

Uma segunda Moção de Repúdio foi acatada pelos delegados do XI Encontro, esta contra a prefeita de Várzea Grandes, Lucimar Campos, que condena os trabalhadores da educação municipal a uma situação vexatória de exploração, há quatro anos. Período em que, por decisão administrativa, deixou de pagar a recomposição salarial dos profissionais.

O comprometimento dos trabalhadores da educação nas subsedes do Sintep/MT, nas regionais e central, foi destaque do presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, nos agradecimentos do encerramento das atividades. “XI Encontro virtual foi um momento de grandes debates e embates para a construção da Educação Pública e Gratuita”, concluiu.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 09/11/2020 17:49:40


Print Friendly and PDF

Exibindo: 801-810 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter