Escolas Estaduais em MT suspendem trabalhos presenciais após profissionais contraírem Covid-19

Sindicato tem alertado o governo sobre o risco de contaminação nas unidades

O diagnóstico de Covid-19 durante Semana Pedagógica presencial, ontem (03/02), em duas unidades da rede estadual de Matupá, suspendeu as atividades nas seis escolas estaduais no município. Contudo, apenas os professores foram dispensados. As equipes de Apoio, Técnicos e gestores permanecem em atividade. Os casos de contágio foram registrados em uma técnica administrativa educacional e uma professora, nas Escolas Estaduais Cecília Meirelles e Jardim das Flores, respectivamente. 

Para o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, os casos notificados de contágio em escolas reafirmam o que o sindicato tem alertado há tempos sobre os riscos com o retorno das atividades presenciais nas unidades escolares. “O governo comunica a suspensão das aulas presenciais cumprindo as orientações da Saúde, mas, paralelamente, promove a aglomeração dos profissionais nas escolas”, ressalta.  

O número de casos de morte por Covid-19 neste início de 2021 constata que o estado atravessa uma segunda onda da pandemia. “O governo estadual, assim como o federal, aguarda mais mortes para adotar medidas mais duras de controle à contaminação. Assim como fez nas escolas de Matupá, suspendendo a aglomeração apenas depois do diagnóstico. Porém, apenas professores, pelo jeito a Covid-19 não ataca funcionários”, destaca Valdeir. 

A distinção feita entre o risco dos professores e dos funcionários chama a atenção do secretário adjunto de funcionários do Sintep/MT, Klébis Marciano. Segundo ele, os funcionários das unidades escolares estão sobrecarregados e estressados com a invisibilidade dada a eles. “Mesmo sem a presença dos professores, eles permanecem nas escolas e fazem a entrega dos materiais escolares, da merenda, tendo contato direto com estudantes e familiares. Os riscos de contaminação são os mesmos. Tanto que uma das contaminadas em Matupá é uma técnica administrativa escolar”, destacou o dirigente.

Balanço da Pandemia em MT

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MT) emitidos nesta quinta-feira (04/02), registraram 223.054 casos confirmados da Covid-19 e 5.237 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado de Mato Grosso.

Entre os dez municípios com maior número de registros da doença (Covid-19) estão: Cuiabá (47.775); Rondonópolis (15.480); Várzea Grande (14.448); Sinop (11.734); Sorriso (9.537);  Tangará da Serra (9.445); Lucas do Rio Verde (8.700); Primavera do Leste (6.694); Cáceres (5.211) e Nova Mutum (4.669). A lista com a incidência de casos pode ser conferida no link da Secretaria de Saúde do Estado.

Assessoria Sintep-MT
Cuiabá, MT - 04/02/2021 18:50:47


Print Friendly and PDF

Exibindo: 611-620 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter