Conselho de Representantes do Sintep/MT trará pauta de luta pela Educação Pública

Educadores farão o debate abordando o desmonte nas políticas públicas de educação e a defesa pela valorização profissional 

O Conselho de Representantes (CR) do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) se reúne sábado e domingo, dias 6 e 7 de fevereiro, de forma virtual, com extensa pauta de luta e resistência em defesa da Educação Pública e Gratuita. A abertura, às 8h30, terá participação especial do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, num relato sobre a política nacional e os impactos na Educação. Em seguida se dará a análise de conjuntura.

O cenário internacional, nacional e os respectivos comprometimentos das políticas estaduais e  municipais na Educação serão destaques nas análises dos convidados: Deputada Federal, professora Rosa Neide; o presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT) e dirigente do Sintep/MT, Henrique Lopes; e secretária adjunta de Políticas Educacionais do Sintep/MT, professora Maria Luiza Bartmeyer Zanirato.

Os debates dos dois dias, apontarão as decisões da categoria para enfrentamentos aos recorrentes ataques aos direitos dos profissionais da educação. No dia 8 de fevereiro, próxima segunda-feira, a partir das 14h, a Assembleia Geral (no estacionamento de visitantes da Assembleia Legislativa de MT) avaliará as deliberações do CR, entre elas os desdobramentos do estado de Greve, estabelecido desde dezembro. 

“Os governos tentam passar um rolo compressor nos nossos direitos. Não aceitaremos esse desmonte sem enfrentamento”, afirma o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira. Segundo o presidente, fica cada dia mais evidente para aqueles que não compreendiam os alertas feitos pelo Sindicato, o que seriam as reformas e medidas adotadas na gestão Temer, no governo federal, e no estado, no governo Pedro Taques. “Hoje estamos sofrendo as consequências daquelas medidas, agora intensificadas na gestão Bolsonaro e Mauro Mendes”, relata.

Na pauta do CR os profissionais da educação debaterão sobre o calote salarial de três anos na rede estadual; não cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional pelos municípios; municipalização da educação e os impactos na valorização profissional; militarização das Escola Pública; desmonte das políticas pedagógicas; meritocracia; confisco de aposentadoria e pensões na rede estadual, entre outros.

Assessoria/Sintep/MT
Cuiabá, MT - 05/02/2021 16:12:13


Print Friendly and PDF

Exibindo: 611-620 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter