Sintep-MT cobra em ofício suspensão da volta às aulas

Diante do cenário de despreparo da Secretaria de Educação do Estado em fornecer as ferramentas tecnológicas necessárias para o retorno das aulas de maneira remota, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) protocolou o ofício nº 09/2021, solicitando a suspensão do retorno das atividades escolares, previsto para a próxima segunda-feira, 8 de fevereiro.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, explica que existem diversos problemas a serem resolvidos para que o ensino remoto seja realmente eficaz. “No ano passado tivemos uma triste realidade onde milhares de alunos não conseguiram ter acesso ao ensino, já que muitos não tinham sequer uma conexão de internet de qualidade. O governo não apresentou ferramentas digitais para alcançar esse público que, com o retorno forçado das aulas, vai mais uma vez, ficar pra trás”, disse Valdeir.

Outro problema apontado pelo dirigente sindical é quanto à grande quantidade de turmas pendentes para liberação e inclusão no processo de atribuições. “O processo de atribuição de aulas está muito desorganizado. Como o governo quer retomar as atividades se existem essas pendências?”, questionou.

O ensino à distância necessita ainda de uma plataforma digital escolhida pelo governo para ser o canal de comunicação com os estudantes, no entanto, muitos educadores denunciam as dificuldades quanto à liberação dos acessos à plataforma Google Classroom. “A Seduc ficou de criar e liberar e-mails institucionais para que o acesso aos professores fosse liberado, e até o momento, a um final de semana do retorno determinado pelo governo, isso não foi feito”, destacou Valdeir.

O Sintep alerta sobre a precipitação no retorno às aulas sem que as ferramentas necessárias para isso tenham sido devidamente disponibilizadas aos educadores e cobra uma posição do governo. “Desta forma, solicitamos que a Seduc suspenda a retomada do ano letivo 2020/2021 até que o órgão central organize e crie as devidas condições para que estudantes e profissionais da Educação possam iniciar as atividades do processo letivo. Além disso, solicitamos que a Seduc providencie as condições de conectividade aos estudantes e profissionais da Educação para não se repetirem os problemas ocorridos em 2020, em que, principalmente, os estudantes não tiveram acesso ao processo de ensino-aprendizagem”, diz trecho do documento.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 05/02/2021 19:23:02


Print Friendly and PDF

Exibindo: 611-620 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter