Dia Nacional em defesa do Auxílio Emergencial ganha espaço no CR do Sintep/MT

Na manhã deste sábado (06/02), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino de Mato Grosso (Sintep/MT) abriu o Conselho de Representantes, com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, que apresentou agenda do Dia Nacional em defesa do Auxílio Emergencial e pelo Fora Bolsonaro. 

O dirigente nacional destacou a importância do Dia em defesa do Auxílio Emergencial para que os 68 milhões de cadastrados possam sobreviver nesse período de pandemia. “O governo retirou da população o direito de se cuidar na crise sanitária, quando retira o auxílio”, disse. Conforme ele, o fim do auxílio emergencial retira da população mais pobre o direito de se manter viva diante de quadro de dificuldade econômica e pandemia.

A fala do presidente da CNTE foi em defesa da pressão social e dos profissionais para o enfrentamento as inúmeras medidas federais que comprometem a Educação Pública e os profissionais. Citou a Lei nº 173/2020; a Emenda Constitucional nº 95, além da portaria que reduziu os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 

O professor Heleno tratou sobre a proposta de criação de comitês organizados nas comunidades escolares, com participação dos segmentos estudantes, pais, funcionários, professores. O objetivo é a fiscalização das escolas com fim em denúncia de falta de segurança sanitária para estudantes e profissionais. “Temos que priorizar a volta às aulas com vacinação, rastreamento de casos, testagem em massa, medidas protetivas”, afirmou. Segundo ele, resistência e mobilização para enfrentar a crise com proteção. 

Assessoria/Sintep-MT
Foto: CUT
Cuiabá, MT - 06/02/2021 17:01:51


Print Friendly and PDF

Exibindo: 611-620 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter