Mais de três mil funcionários de escolas das redes estadual e municipais de Mato Grosso concluíram o Programa de Formação de Funcionários (Profuncionário) este ano. Foram oferecidos cursos nas habilitações de Manutenção da Infraestrutura, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), apontou, na reunião da Coordenação do Profuncionário, no dia 04 de novembro, uma demanda provisória de 4.489 funcionários da Educação para iniciar a profissionalização em 2011. Desses, 2.512 são da rede estadual e 1.977 das redes municipais de ensino, visto que há municípios que ainda poderão fazer a adesão ao programa.  

Segundo a secretária de Funcionários da Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Guelda Cristina de Oliveira Andrade, o número significativo de cursistas da rede estadual deve-se à realização do concurso público. "Mato Grosso é pioneiro no que tange à formação e valorização profissional dos funcionários da Educação, que iniciou a profissionalização na década de 90 com 90% do quadro da rede estadual", lembrou.

É importante ressaltar que a partir da Lei 12.014/2009 os funcionários de escola devidamente profissionalizados são reconhecidos como profissionais da Educação, pois também são responsáveis pelo processo educacional. "A mesma legislação define os princípios da formação desse profissional, sendo essa a condição para ascensão e valorização na carreira", acrescentou a sindicalista. O Sintep/MT tem lutado incansavelmente pela profissionalização dos funcionários da Educação nos municípios. "Mas alguns gestores são os principais responsáveis pela negação deste direito".

Política de Estado - Apesar de reconhecer a importância do Profuncionário, o Sintep/MT encampa a luta para que os cursos técnicos de nível médio em Educação sejam ofertados na rede pública de ensino para atender a demanda em serviço e a demanda social. "Assim, a formação deixará de ser política de governo para se tornar política de Estado", avalia Guelda Andrade.

Clique aqui para ver se o seu município aderiu ao Profuncionário para 2011.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 11/11/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6721-6730 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter