Profissionais da Educação estão reunidos no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, hoje (12), no Encontro para Mobilização do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1° de dezembro. O objetivo é mobilizar o maior número de trabalhadores de Cuiabá e Várzea Grande para realizar diversas ações nas escolas.

Os participantes analisaram a estrutura e os materiais de divulgação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), conduzido pelo governo federal. Eles apresentaram sugestões de mobilizações para as escolas. "O mais importante é sensibilizar adolescentes e jovens para a importância da prevenção e promoção da saúde. As ações são importantes, mas precisam ser constantes e fazerem parte do cotidiano escolar", ressaltou o secretário de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes.

Em 2010, o SPE deu um passo importante ao substituir o Guia do Professor pelo Guia do Adolescente e do Jovem. "A melhor forma de trabalhar os temas relacionados às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) é por meio da educação entre pares, ou seja, jovens falando para jovens", explicou o sindicalista. Mas o encontro também conta com uma oficina aos profissionais da Educação sobre a forma como o assunto deve ser abordado. "Os educadores precisam estar preparados porque a Aids é uma realidade e a escola não pode fechar os olhos para isso", acrescentou.

Além de Henrique Lopes, o Sintep/MT foi representado no evento pela vice-presidente, Jocilene Barbosa. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), do Sintep/MT, Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), e Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Também participaram do encontro, representantes do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT) e da Ong Livre-mente.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 12/11/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6721-6730 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter