Cerca de 500 profissionais da educação de 40 municípios de Mato Grosso discutem, até amanhã (18/11), a integração do Ensino Médio à educação profissional. O tema é discutido no Seminário 'Ensino Médio Integrado: Princípios e Pressupostos', aberto ontem (16/11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Para o presidente do
Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT),
Gilmar Soares Ferreira, a discussão é necessária para a retomada da oferta do ensino
profissionalizante no Ensino Médio. "A retirada desta modalidade, determinada pelo
Decreto 2.208/97, do governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), levou o Ensino
Médio a uma crise", lembrou. Anos depois, o ensino integrado foi regulamentado
pelo atual governo e vem se reestruturando.
Os pressupostos para isso,
de acordo com o sindicalista, são mais investimentos em Educação e escolas
atendendo em tempo integral. "O modelo de desenvolvimento atual
Condições estas que também
apontam à necessidade de valorização profissional, que possibilitaria,
inclusive, profissionais com dedicação exclusiva à escola. Já a escola de tempo
integral proporciona aos alunos não só atividades em sala de aula, mas também, pesquisas,
esportes, oficinas, dentre outras. "Claro que o Ensino Médio não pode perder a
diretriz da formação humana, mas também não pode restringir a Educação e
ignorar a importância de oferecer uma perspectiva profissional com condições
para inserção no mercado de trabalho", acrescentou o presidente do Sintep/MT.
A secretária de Estado de
Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, propôs durante a abertura que os
profissionais fizessem uma reflexão sobre as ações desenvolvidas. "O Ensino
Médio não pode ser abstrato na vida dos estudantes. Então no que é que ele tem
de se diferenciar? Precisamos pensar fazendo. O professor não pode mais dar a
aula solitária, preso aos
Histórico
- O Ensino Médio Integrado foi implantado