Cerca de 500 profissionais da educação de 40 municípios de Mato Grosso discutem, até amanhã (18/11), a integração do Ensino Médio à educação profissional. O tema é discutido no Seminário 'Ensino Médio Integrado: Princípios e Pressupostos', aberto ontem (16/11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. 

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, a discussão é necessária para a retomada da oferta do ensino profissionalizante no Ensino Médio. "A retirada desta modalidade, determinada pelo Decreto 2.208/97, do governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), levou o Ensino Médio a uma crise", lembrou. Anos depois, o ensino integrado foi regulamentado pelo atual governo e vem se reestruturando.

Os pressupostos para isso, de acordo com o sindicalista, são mais investimentos em Educação e escolas atendendo em tempo integral. "O modelo de desenvolvimento atual em Mato Grosso apresenta desvio de recursos, com políticas de isenção e renúncia fiscal, e não se aplica nem mesmo os 25% da Constituição Federal, tampouco os 35% da Constituição Estadual". Gilmar Soares ressaltou que o financiamento é essencial para garantir infraestrutura adequada nas escolas, laboratórios, e trabalhadores efetivos, tanto professores quanto funcionários de escola.

Condições estas que também apontam à necessidade de valorização profissional, que possibilitaria, inclusive, profissionais com dedicação exclusiva à escola. Já a escola de tempo integral proporciona aos alunos não só atividades em sala de aula, mas também, pesquisas, esportes, oficinas, dentre outras. "Claro que o Ensino Médio não pode perder a diretriz da formação humana, mas também não pode restringir a Educação e ignorar a importância de oferecer uma perspectiva profissional com condições para inserção no mercado de trabalho", acrescentou o presidente do Sintep/MT.

A secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, propôs durante a abertura que os profissionais fizessem uma reflexão sobre as ações desenvolvidas. "O Ensino Médio não pode ser abstrato na vida dos estudantes. Então no que é que ele tem de se diferenciar? Precisamos pensar fazendo. O professor não pode mais dar a aula solitária, preso aos 48 metros quadrados da sala. Cada um tem de avaliar o que pode fazer. Se meu aluno está evadindo, como melhorar? Temos o entendimento de que esse é o momento para essas discussões e tenho a certeza de que as discussões irão acrescentar muito ao processo de ensino aprendizado".

Histórico - O Ensino Médio Integrado foi implantado em Mato Grosso no ano de 2007 pelo Governo do Estado e também conta com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, que possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional. Hoje, o Estado atende mais de seis mil estudantes em 54 escolas e oferece cursos técnicos nas áreas de informática, administração, vendas, comércio, logística, secretariado, agroecologia, meio ambiente, agroindústria, em serviço de restaurante e bar. Em 2011 o número de escolas de Ensino Médio Integrado será ampliado para 63, o que irá aumentar o número de vagas para nove mil.  


Cuiabá, MT - 17/11/2010 00:00:00


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