Promover a reflexão sobre a mídia e como deverão agir os futuros comunicadores. Esse foi um dos objetivos da Semana de Democratização da Comunicação realizado nesta semana pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).

Sob o tema "O papel do comunicador na sociedade contemporânea", o sindicato contribuiu com as discussões na mesa "Educação e Comunicação" com o secretário Executivo do Sintep/MT, Fran Frasseto. Na ocasião, o sindicalista colocou em questão a importância de existir, de fato, comunicação entre o Estado e família; dentro da família; da família com a escola; dentro da escola (coordenações, professores, alunos), para que a educação se desenvolva de forma mais efetiva e com qualidade. "É preciso pensar em educar para a comunicação, e não apenas a comunicação para a educação", disse. Frasseto ainda ressaltou a importância das novas mídias, incluindo a necessidade de saber utilizá-las em sala de aula. "O avanço tecnológico pode ajudar sobremaneira no exercício da Educação desde que o corpo docente seja instrumentalizado para isso", ponderou.

O evento ainda contou com mesas de diálogo que trataram os temas "O que é democratização da comunicação", "Conselhos de Comunicação Social", "Comunicação alternativa, popular e comunitária", "Democratização do Audiovisual e Produção Independente", "O tratamento da mídia sobre Homossexuais, Crianças e Idosos, Mulheres, Movimentos e Organizações Sociais, Movimento Estudantil, Ciganos, Índios, Negros e Periferias", "Qualidade de formação, o mercado e a sociedade" e "Retomada do Fórum Estadual de Democratização da Comunicação". Outro assunto abordado foi o retorno da discussão da implantação do Fórum Estadual de Democratização da Comunicação (FEDC-MT), que está parado há um ano, e ainda a criação de um novo grupo para dialogar sobre o assunto.

Realizada pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação e pelo Coletivo Juntos Somos Fortes, que a representa em Mato Grosso, o evento tem apoio da UFMT e do Centro Acadêmico de Comunicação Social, gestão "Nós também queremos". Estudantes de comunicação da UFMT e de outras universidades, além de interessados em geral, participaram do evento realizado no Instituto de Linguagens (IL) da UFMT.

Cuiabá, MT - 12/11/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6721-6730 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter