Os formandos do Programa de Formação de Funcionários de Escola (Profuncionário) do polo regional Baixada Cuiabana participaram, hoje (30) de manhã, do seminário de encerramento do curso. O presidente e a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira e Jocilene Barboza, participaram do evento, realizado na Escola Machado Neves da Costa, em Cuiabá.

As formaturas do Profuncionário ocorrem nos 54 polos do Estado, com 3.112 formandos. "É um curso importante que, por meio da capacitação aos funcionários, os reconhece e os valoriza como profissionais da Educação", destacou Gilmar Soares. Ele lembrou ainda que o Estado é pioneiro nesse processo de formação. "Além de ter sido o primeiro a implantar esse programa, na época chamado Arara Azul, Mato Grosso também implantou, de forma inédita, um plano de carreira único, com a inclusão dos funcionários".

Enquanto a Lei 12.014 os reconheceu como profissionais da Educação apenas em 2009, em Mato Grosso esta prática existia desde 1998, com a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Em 2002, houve o enquadramento de todos os funcionários de escola que cursaram o Profuncionário.

O Programa oferece aos servidores a profissionalização, em nível técnico, nas seguintes áreas, após dois anos de curso: Alimentação Escolar; Gestão Escolar; Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos. Para 2011, já existe uma demanda de 4.489 inscrições em todo o Estado. Só do polo regional Baixada Cuiabana, são 1.056 cursistas inscritos. "A maioria das inscrições é da rede estadual, em função da aprovação no último concurso público. A intenção é que a participação dos municípios seja ampliada", analisou o presidente do Sintep/MT.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Cuiabá, MT - 30/11/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6701-6710 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter