A ampliação de investimentos em Educação é reafirmada na pauta de reivindicações entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no dia 21 de janeiro. O assunto vem recebendo ainda mais atenção com a atual realidade de desvinculação de recursos que deveriam ir para a pasta. Visando inverter este cenário, a entidade busca a aplicação de 35% dos recursos em Educação até 2015, como define a Constituição Estadual de 1989.

Para isso, é fundamental garantir a implementação gradativa desse percentual no Plano Plurianual (PPA). Segundo o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, caso os investimentos não sejam ampliados, os trabalhadores da educação enfrentarão sérias dificuldades, inclusive, de manter o salário atual. "Como exemplo de recursos retirados da Educação, temos o pagamento dos aposentados que, para este ano, exigirá recursos da ordem de R$ 122 milhões. Isso não deveria estar acontecendo mais", protesta.

Outros entraves são a compensação de dívidas, além da isenção e o incentivo fiscais. O Sintep/MT é contra esse tipo de política. "Por esses e outros motivos, a categoria terá de fazer o enfrentamento político. Só assim conseguiremos obter o compromisso do Estado no sentido de assegurar maior investimento em Educação", finaliza Gilmar Soares.

Cuiabá, MT - 27/01/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6621-6630 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter