Problemas recorrentes no Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGeduca) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) podem comprometer o início do ano letivo, previsto para dia 14 de fevereiro. A ferramenta é lenta e não permite, por exemplo, o cadastro das matrículas deste ano, pois o ano letivo de 2010 sequer está concluído no sistema.

As queixas aumentam cada vez mais, como explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira. "Praticamente todas as escolas estão enfrentando esses problemas, a reclamação é geral", ressalta. O fato preocupa os trabalhadores da educação, diretores e coordenadores, já que pode complicar e até atrasar o início das aulas.

Além disso, a inoperância do SIGeduca pode causar problemas também aos profissionais aprovados no concurso público do Estado. "O fato de já estarmos em processo de atribuição de aulas dos profissionais efetivos traz outra preocupação, porque assim que eles têm as aulas atribuídas, começa o mesmo processo para os novos profissionais", relata. Mas, como a maioria das escolas não conseguiu concluir sequer o ano letivo anterior, os aprovados também terão o processo de atribuição de aulas atrasado.

Gilmar Soares lembra ainda que a Seduc tenta implantar o sistema há cerca de três anos. O problema é que ano a ano ele passa por adequações que causam muitas dificuldades. Só que em 2011 a situação ficou mais complicada porque houve diversas mudanças no processo de inserção de dados. "Ou seja, quando os professores estavam se habituando à nova ferramenta, a chamada 'parametrização' mudou o procedimento de novo", alerta. Para o sindicalista, o prejuízo não é apenas dos trabalhadores da educação, mas principalmente dos alunos, que correm o risco de terem as aulas atrasadas e o aprendizado, prejudicado.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Cuiabá, MT - 03/02/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6621-6630 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter