Os trabalhadores da Educação municipal de Primavera do Leste participam na próxima segunda-feira (17.08), a partir das 18 horas, da sessão na Câmara de Vereadores. O objetivo é pressionar o legislativo a derrubar o veto feito pelo Prefeito Érico Piana, a duas estratégias do Plano Municipal de Educação (PME). A primeira 19.5, garante o enquadramento dos funcionário ao Plano de Cargos e Carreiras; e a segunda, 19.6, trata sobre o pagamento e hora atividade para os professores contratados.
O Plano, que já havia sido votado na Câmara, seguiu para a avaliação do executivo que vetou a possibilidade de avanços para a carreira dos profissionais da educação pública municipal. Agora, com o retorno do documento a casa de leis, os trabalhadores esperam contar com o apoio dos vereadores para a derrubada dos vetos e a garantia de melhorias para a educação pública de Primavera.
A vice-presidente do Sintep-Primavera, Marileuza Rosa de Souza, relata que os argumentos para a derrubada do PCCS dos profissionais da educação está no fato de que oneraria a folha de pagamentos. Segundo o gestor, com a implantação da jornada de trabalho para 30 horas, seria necessário mais pessoal. Marileuza destaca o equívoco no argumento, pois os profissionais já trabalham 30 horas no município, desde 2010 (Lei 679/2001). E mais, hoje existe uma demanda de profissionais que há cinco anos fizeram o Profuncionário e nunca foram enquadrados.
Quanto a estratégia 19.6, que trata do pagamento de hora-atividade para professores, os profissionais questionam em nota, “eles não têm que participar de reuniões, fazer planejamento e dar atendimento ao estudante em reforço escolar, como todos os demais que usam a hora atividade para desempenhar esse trabalho?”
A proposta do Sintep Primavera é garantir o direito a terem o pagamento, mesmo que seja de forma parcelada. No Plano Municipal os profissionais apresentam como proposta estender o parcelamento da hora atividade para os contratados de forma gradativa, ao longo dos dez anos de validade do PME.
“A luta da educação é coletiva e os vereadores são os representantes da população para garantir esses direitos. Contamos com o apoio deles”, conclui a presidente da subsede do Sintep Primavera do Leste, Aldenízia Gomes de Resende. 

Assessoria/Sintep-MT

Foto: Edevaldo José

Ciuabá, MT - 14/08/2015 17:57:27


Print Friendly and PDF

Exibindo: 551-560 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter