O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) aponta que documento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) chega ao sindicato e reforça critérios de meritocracia no processo de atribuição para o ano letivo 2016. Os profissionais da Educação serão prejudicados com as medidas antidemocráticas impostas pelo governo.  

A retirada da ficha de inscrição do critério para pontuação por tempo de serviço no estado e na unidade escolar, a pontuação para quem tenha mestrado e doutorado, bem como de especialização, em outras áreas que não seja a Educação são problemas encontrados pelo sindicato e oficializado à Seduc. 

Outro ponto contestado pelo sindicato e que causa transtorno aos profissionais da Educação é a validação da inscrição no período de férias na (Seduc/Assessoria) e já sinaliza prejuízo e comprometimento na fase final do processo de atribuição.

De posse do documento desde o mês de novembro, a Seduc ignorou o pedido de ofício do sindicato e não chamou a categoria para que fossem apresentadas soluções quanto aos respectivos problemas.

Para o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, a intenção da Seduc ao encaminhar o documento ao sindicato é a reafirmação dos critérios de meritocracia na escola.  Lopes ressalta que a retirada de valorização do tempo de serviço, assim como a manutenção da permanência do critério de pontuação para a formação fora da área da educação é uma descaracterização da função humanista da escola.  Com a valoração do conhecimento globalizado e de mercado e pela desumanização das relações de trabalho na escola a intenção da Seduc é acirrar a concorrência entre os profissionais que atuam na educação.  

“A negação do tempo de serviço ao profissional e do vínculo com a unidade escolar comprometem a construção do projeto coletivo da escola que se dá pela relação do profissional com a comunidade escolar”, destaca Lopes.

A valorização dos profissionais para atuar na escola deve ser respeitada e cumprida conforme a Lei de Carreira (LC nº 050/98)- a Lopeb. “A formação específica para atuar na educação, a vivência na unidade escolar e a experiência no serviço público devem ser respeitadas pelo governo”, finaliza o presidente do Sintep/MT.

Por Assessoria de Comunicação Sintep/MT  

Ciuabá, MT - 12/01/2016 22:50:53


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