Os profissionais da rede municipal de educação de Sinop definiram por greve a partir do dia30 de março. A paralisação ter tempo determinado de três dias (até 01/04).O objetivo é  fazer com que a administração municipal faça adequações no projeto de Lei publicado na semana passada, véspera de feriado, e assegure o pagamento do Piso Salarial Nacional.

O PL que implanta a alteração de jornada da categoria, foi redigido à revelia de considerações do Sintep, gerando inúmeras lacunas para a perda de direitos dos trabalhadores e trabalhadora da educação municipal.

Apesar da conquista de redução de jornada, o documento não especifica a implicação da redução da jornada e o piso salarial. Um complicador ainda maior se tratando dos profissionais prestes a se aposentar. A alteração poderá influenciar no valor e no tempo da aposentadoria. E ainda, a Lei não especifica quando os funcionários das escolas integrarão a redução da jornada. São três pontos em destaque, mais ainda incide sobre a administração no fato de não terem garantido em 2016 a recomposição do Piso Salarial, conforme determina a Lei Nacional.

Segundo a presidente da Subsede do Sintep Sinop, Maria Aparecida Lopes, há uma diferença a ser paga em relação ao piso nacional, “isso para um professor com 15 anos de trabalho com especialização está deixando de receber R$ 200,00 anual de perdas”, disse.

 

A presidente lembra ainda, que a data de paralisação está o limite para que a gestão altere qualquer definição que impacte na folha. Dia 2 de abril a lei eleitoral impossibilitará as mudanças no orçamento. “Precisaremos de uma audiência o quanto antes, com a gestão municipal para que sejam feitas emendas no projeto de Lei afim de garantir as questões orçamentárias que assegure os direitos salariais dos trabalhadores e trabalhadoras da educação em 2016 e para o próximo gestor administrativo”, esclarece.

* atualizado

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 29/03/2016 12:01:03


Print Friendly and PDF

Exibindo: 471-480 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter