A Direção do Sintep/VG protocolou  ofício, nesta terça (05/07), no gabinete da Prefeita Lucimar Campos e nos demais órgão da Administração da Prefeitura de Várzea Grande, solicitando o pagamento imediato dos salários cortados, através de folha suplementar.
No documento protocolado, o Sindicato alega as razões apontadas pelo Juiz Marcio Vidal para revogar a sua decisão inicial de considerar a greve dos educadores na rede municipal de Várzea Grande como ilegal e abusiva.
No entendimento da assessoria jurídica do Sindicato, uma vez inexistindo a ilegalidade e abusividade da greve, não há materialidade para o corte de ponto e salário dos grevistas e os valores subtraídos dos vencimentos salariais dos servidores devem ser estornados imediatamente, através de folha de pagamento suplementar.
Caso a administração não realize o pagamento imediato aos profissionais da educação que estavam em greve e que foram indevidamente prejudicados pela arbitrariedade da administração, a assessoria jurídica do Sintep/VG já estuda acionar a prefeitura  para indenizar os educadores.
Segundo a presidente em exercício da subsede do Sintep VG, Leiliane Cristina Borges, é urgente que a administração pague os salários cortados, porque estamos falando de pessoas que sobrevivem unicamente com este salário. “Elas estavam na greve, para assegurar a revisão salarial de 11.36%,  conforme foi assegurado no acordo da greve de 2015”, completa.
De acordo com a funcionária de escola e diretora do Sindicato, Cilene Almeida, a não atualização salarial dos funcionários aprofunda o sofrimento destas pessoas. “A situação dos funcionários da educação está cada vez mais difícil, pois estamos vendo os  preços de tudo aumentados, por causa da inflação, enquanto nossos salários que já são menores que os dos professores ficaram atualizados em 2016”, avalia.
Para a secretária de funcionários do Sintep/VG,  Joziane  Otoboni ,  a decisão do Juiz em revogar a ilegalidade da greve e obrigar a prefeitura a ter que participar de Mediação ante o Tribunal de Justiça é o mínimo que poderia acontecer, em vista de tantos direitos que a atual prefeita sonega aos educadores em Várzea Grande.
Enquanto a direção do Sintep/VG aguarda convocação do Central de Mediação para audiência de negociação, irá se reunir, ainda  no final desta terça-feira com o objetivo de discutir e traçar os próximos passos da luta. A diretoria do Sindicato não descarta a possibilidade de retomar o movimento grevista, caso a prefeitura retarde a devolução dos dias de greve descontados e está programando a realização de atos públicos e protesto ainda nesta semana.

oficio___estorno___desconto___descu

Assessoria/Sintep-VG

Ciuabá, MT - 06/07/2016 10:02:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 431-440 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter