Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes da Escola Estadual Vila Rica, em Vila Rica, realizam o Seminário de Organização e Participação Estudantil. Este ano o debate trouxe o tema “Os meios de comunicação, a geopolítica e os movimentos sociais no currículo do Ensino Médio”. A discussão integrou representantes de diferentes entidades, entre as quais a diretora regional do Sintep/MT, LESTE III, Araguaia Xingu, professora Lucimeire Lazara.

Para Lucimeire Lazara, a iniciativa da equipe escolar junto com os estudantes mostra a importante participação dos jovens na construção de uma educação emancipadora. “Eles confirmam a necessidade do diálogo para o desenvolvimento educacional. A qualidade da educação não virá com regras ditadas de cima para baixo, sem a promoção do debate e da troca de ideias”, acredita.

O Seminário foi construído a partir das temáticas pertinentes ao ensino médio, e valorizando o protagonismo estudantil. “Temos que destaca a relevante atuação dos profissionais da escola em compreender e valorizar a contribuição dos estudantes como sujeitos do processo de construção do currículo e dos projetos pedagógicos”, disse.

Os debates ocorridos entre os dias (27 a 29.11) foi aberto com análise de conjuntura com o tema: “O Brasil e a hegemonia norte-americana”. O Seminário teve a participação da gestora da escola, a coordenação pedagógica, a articuladora do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) na unidade; o presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE); representantes da Universidade de Mato Grosso; Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), além dos estudantes do Ensino Médio da escola estadual Maria Esther Peres, e unidades da educação do campo. (com informações da regional)

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 30/11/2017 16:38:21


Print Friendly and PDF

Exibindo: 311-320 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter