Os representantes das seis unidades escolares públicas (RUE’s) do município de Jauru (420 km sudoeste de Cuiabá) participaram esta semana da reunião com a subsede do Sintep/MT. Os debates pontuaram os desafios enfrentados por eles nas escolas para alinhar os encaminhamentos e assegurar direitos a educação pública, gratuita e de gestão pública.

O município possui seis escolas entre estaduais e municipais, sendo que em todas existem representantes. Para a presidente da subsede, Eurides Souza Ramos, os RUE’s estão para as lutas sindicais o que os Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE) são para a escola. “A presença de um representante nas escolas é uma forma do sindicato se fazer presente ouvindo as solicitações, fiscalizando o cobrando o cumprimento das leis, além de percebendo as expectativas dos profissionais e estudantes no que se refere as políticas educacionais”.

Segundo Eurides, por meio da ação do RUE já foi possível reverter um quadro de irregularidade promovido pela Secretaria Municipal de Educação, quando a secretária autorizou a nomeação de uma profissional contratada para o cargo de coordenação, o que é vetado na Lei de Carreira municipal.  Além de assegurar os direitos dos trabalhadores, o RUE é o mensageiro das demandas da categoria nas escolas.

“Eles se reúnem e debatem os problemas comuns e individuais das escolas, com o objetivo de trocar experiência e descobrir soluções conjuntamente, quer seja nas questões salariais, formação profissional e outros”, relata Eurides. Um destaque feito pela presidente do Sintep/MT de Jauru está no fato das representações serem oriundas de todas as funções ocupadas pelos profissionais das escolas. São professores, técnicos e apoio. Nesse sentido, a função assegura até mesmo o empoderamento de alguns profissionais que são tido como invisíveis em muitas unidades.

Ciuabá, MT - 02/03/2018 16:39:49


Print Friendly and PDF

Exibindo: 291-300 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter