O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza Assembleia Geral com a categoria da rede municipal de Dom Aquino, na próxima quinta-feira (15.03), às 16h45, nas Escola Municipal Professora Juliana Nazaré de Oliveira. O objetivo é definir atitudes mais efetivas contra o descaso do prefeito municipal, Josair Lopes, às reivindicações dos profissionais da educação.

Desde 2017, a categoria aguarda o cumprimento do calendário de reposição salarial acertado em audiência com o prefeito, na presença do vereador Milton Júnior. O acordo firmou percentuais que deveriam ser pagos em parcelas até 2020, com finalidade de igualar o piso municipal ao nacional, proporcionalmente as horas trabalhadas pelos profissionais do município. Até o momento não saiu do papel.

O descumprimento da valorização profissional, eixo fundamental para a qualidade da educação, reduziu o salário dos trabalhadores /as a valores inferiores ao salário mínimo nacional. “Hoje o/a professor/a de Dom Aquino recebe como piso R$ 944,00”, denuncia a diretora regional do Sintep/MT, Doralice Vieira de Castro.

A dirigente conduzirá os debates ao lado dos demais membros da subsede do Sintep de Dom Aquino, e apresentará para a categoria um documento para ser votado. Nele, estipula um prazo de 72 horas para que seja feita a recomposição salarial dos profissionais. “Os trabalhadores/as da educação de Dom Aquino deveriam receber no mínimo o valor proporcional do Piso Salaria Nacional Profissional, que hoje no pais é de R$ 2455,35.

O município tem Plano de Cargos Carreiras e Salário (PCCS), os professores definiram jornada de 25 horas, e não recebem o que foi estabelecido, por isso. Também o demais profissionais da educação, na função de técnico e apoio nunca foram enquadrados na Lei de Carreira. Reivindicação já encaminhada para a Justiça por se tratar de descumprimento da Lei Municipal. Segundo relatos, o descaso do prefeito foi tamanho que na campanha para reeleição definiu um calendário de recomposição até 2019. “Faz dois anos que os/as profissionais aguardam que seja efetivado”, diz Doralice.

“Estamos em alerta e será preciso que façamos o enfrentamento para garantir nossos direitos conforme a Lei determina. Mas desde já, vamos esclarecer publicamente que tipo de gestor é o senhor Josair Lopes. Não podemos dar voto positivo para ele novamente”, destacou.  
  

Foto: audiência do Sintep com prefeito Josair Lopes

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 14/03/2018 11:12:14


Print Friendly and PDF

Exibindo: 281-290 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter