A diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), professora Lucimeire Lazara, participou ontem, quinta-feira (28.03), do Seminário sobre o Projeto de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro, promovido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos Creuslhi De Souza Ramos, de Confresa (1.180 km da capital).

Cerca de 300 estudantes do período noturno tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre os principais impactos dessa “contrarreforma” da Previdência, e os prejuízos que trará para a vida dos brasileiros e brasileiras, se aprovada. A plateia formada por maioria de trabalhadores e trabalhadoras, acima dos 25 anos, desconhecia os desmonte que a medida propõem para todo o Sistema Previdenciário.

A diretora do Sintep/MT aproveitou para ressaltar às mulheres, estudantes e trabalhadoras, o quanto a Reforma penalizará a todas, mais do que aos homens, ao propor ampliação da idade para aposentadoria. Destacou que a medida desconsidera as duplas e triplas jornadas femininas (responsabilidade com a casa, filhos e família, sem que sejam remuneradas por isso) e ainda informou sobre o tempo de contribuição (40 anos) necessário para todos se aposentarem com o valor integral da aposentadoria. “Ficou claro que o objetivo é fazer com que não se aposentem”, destaca Lucimeire.

A plateia era formada por estudantes que atuam profissionalmente em funções diversas no campo e na cidade. “Muitos são autônomos, trabalhadores rurais que nunca contribuíram e compreenderam que, pra eles, e para as respectivas mulheres na família que atuam da mesmo forma, será impossível conseguir se aposentar, ou mesmo viver do benefício (BPC), assegurado hoje pelo governo, para situações especiais”, esclareceu.

O debate idealizado pela gestor do Ceja Creuslhi de Souza Ramos, professor Eraldo Aconsoerde Pereira, teve a participação do pastor Veimar Benjamin de Souza, da igreja Presbiteriana do Brasil, que também orientou os estudantes sobre os problemas da Reforma para os direitos sociais quando propõe acabar com o Sistema Solidários de Previdência, que existe hoje no país.

Ciuabá, MT - 29/03/2019 15:22:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 171-180 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter