O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – Subsede de Sinop. Manifesta sua indignação à forma pela qual a secretaria Municipal de Educação de Sinop se posicionou ao fato que envolveu uma criança acompanhada por uma bolsista na Emei Tatiana Belinky em Sinop no último dia 22 de outubro.

Esse Sindicato ressalta que a secretaria deveria ter que a pessoa envolvida não se tratava de uma  professora ,nem  concursada ,nem do quadro de professores  contratados e  que a pessoa envolvida se trata de    uma menor cursando o Ensino Médio ainda e que essa é apenas uma das  várias que estão trabalhando na educação e sem nenhum vínculo com a prefeitura pois são contratadas por empresas  terceirizadas para  acompanhar alunos portadores de deficiências nas Emeis e no Ensino Fundamental das Escolas  ou também para  auxiliar professores   nas salas dos bebê até as salas de  pré-escola.

Vale salientar que a educação é algo complexo, desgastante e que exige além da formação, muita atenção e destreza para lidar com os comportamentos diferenciados todos os dias dentro e fora de salas nas várias atividades de aprendizagem que fazemos com as crianças e essas bolsistas não possuem ainda a formação escolar exigida pela Legislação e também não recebem formação continuada para ajudar as mesmas a aprimorar suas atuações diária.

O Sintep Subsede de Sinop, atribui toda a responsabilidade desse fato ocorrido com a criança, à secretaria de Educação e a prefeitura por não realizar concurso público para funções de grandes relevâncias como essas.

Desse modo, ainda entendemos que a secretaria deve se retratar publicamente frente aos professores da Rede Municipal por ter reafirmado na mídia que a pessoa envolvida seria a professora do estudante. Entendemos que o comportamento da secretaria prova que essa administração não vê a educação como prioridade quando terceiriza funções educacional para a empresa de terceirização que paga menos de um salário mínimo para essas bolsistas. Ficamos com as seguintes indagações:

Será que os valores repassados pela prefeitura por cada bolsista para a empresa terceirizada é tão insignificante como é o valor que essa empresa paga á bolsistas?

Qual será o valor do contrato que a prefeitura celebra todos os anos com essa empresa terceirizada?

O Sindicato dos Trabalhadores repudia a forma pela qual essa notícia está sendo vinculada nas mídias e ao mesmo tempo tratada pela secretaria de Educação.     Esperamos que haja uma retratação de forma pública por parte da secretaria aos professores da Rede Municipal.

Ressaltamos que já o Sintep vem alertando há algum tempo sobre essa problemática de contratação de pessoas sem qualificação e menor de idade para trabalhar com crianças e por isso oferecemos denúncia ao Ministério Público apontando a necessidade da prefeitura realizar concurso público para as funções de Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI), porque a função desses profissionais está sendo ocupada por bolsistas menor e sem a formação.

Encaminhamos oficio de número 062/SUBSEDE, no dia 23 de agosto com a relação de 565 bolsistas contratadas para trabalhar 20 horas semanal. Lembrando que esse foi o último apontamento que fizemos inclusive respondendo ao Promotor que nos pediu a quantia de bolsistas contratados, pois já estava solicitando como resposta de outra denúncia que o Sintep já havia oferecido ao mesmo. Diante do exposto nos posicionamos contra  qualquer tipo de agressão a crianças e ou alunos de modo geral e não aceitamos que denigrem a imagem dos professores   e dos demais   profissionais de educação. Em tempo expressamos nossa solidariedade a criança e sua família envolvidos nessa notícia estendemos o mesmo sentimento à bolsista pelo fato de não ter sido preparada para exercer esse serviço que exige tanto de todos os que nele laboram.   

Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de a Mato Grosso - Subsede de Sinop em, 28 de outubro de 2019

Ciuabá, MT - 30/10/2019 15:22:18


Print Friendly and PDF

Exibindo: 121-130 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter