Os trabalhadores da rede municipal de ensino de Cláudia (608 km de Cuiabá) sofreram, mais uma vez, com a truculência do prefeito Vilmar Giachini (PMDB). Desta vez, os profissionais enfrentaram uma tentativa do gestor em impedir a realização de assembleia em escola do município. "Ouvimos da diretora do colégio que havia uma ordem expressa do prefeito proibindo a realização de qualquer encontro relativo ao Sindicato no espaço da escola", explica o diretor do Polo Regional Nortão III do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Antônio Cândido da Silva. A declaração foi dada no momento em que diretores da subsede protocolizavam o edital da assembleia que deveria ser realizada na última segunda-feira (7).

De acordo com o sindicalista, tal fato só se tornou possível com o fim, no mês passado, da eleição, por pais e membros da comunidade escolar, dos diretores das escolas, um retrocesso na gestão democrática. "Este tipo de atitude só ocorre porque, como são nomeados pelo prefeito, lhes falta autonomia". Após a negativa, a categoria foi convocada para uma assembleia em frente à escola. "Ainda assim, protocolizamos um ofício solicitando a cessão de um espaço nas dependências da escola", conta Antônio Cândido. Em resposta, a direção da escola informou estar impossibilitada por não haver, lá, um espaço adequadamente estruturado e limpo.

A direção da subsede, por sua vez, se prontificou a estruturar uma equipe que fará a limpeza do espaço, possibilitando a realização da assembleia. Sem saída, a diretora aceitou a sugestão e autorizou a reunião. "Esta é só uma pequena amostra do que os trabalhadores passam aqui em Cláudia. Mas isso não nos tira a força para lutarmos e vamos questionar o Ministério Público sobre a legalidade deste tipo de proibição", destaca o diretor do Polo Regional Nortão III.

Longo histórico - A truculência do prefeito Vilmar Giachini vem de longa data. Em maio do ano passado, ele reprimiu de forma violenta o movimento grevista da categoria, que durou 66 dias. Com ameaças veladas a grevistas e membros da direção do Sintep/MT, o prefeito chegou a descumprir promessa feita ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. Tantos problemas obrigaram os trabalhadores a seguirem para Cuiabá em busca de proteção e segurança.

 

Cuiabá, MT - 11/02/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6611-6620 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter