O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, participou ontem (14) do I Seminário sobre Bullying na Escola - Desafios para Educadores. O evento ocorreu no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano "Maria de Arruda Muller", em Cuiabá.

O seminário foi organizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), por meio da Câmara de Educação Básica (CEB), Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), Secretarias Municipais de Educação e Conselhos Municipais de Educação de Cuiabá e de Várzea Grande, com o objetivo de construir uma agenda de compromisso de Paz na Escola.

O presidente do Sintep/MT participou da mesa "O papel do gestor público no combate ao bullying na escola". Ele enfatizou a importância de garantir os recursos necessários para a Educação. "A violência e os conflitos são fenômenos das relações humanas que requerem ações preventivas, que sejam capazes de entender e se antecipar às situações de conflitos", frisou Gilmar Soares.

Para ele, o desafio do gestor público é garantir recursos necessários para fatores como: Valorização profissional, dedicação exclusiva dos profissionais da educação e formação continuada. "Esses são requisitos fundamentais para um verdadeiro enfretamento do problema, que é de grande complexidade. Mas, a prática dos gestores públicos de Mato Grosso - tanto das redes municipais quanto na rede estadual - é o inverso, quanto mais aumenta a complexidade do processo educacional menos se tem investido na Educação".

Bullying - É o uso do poder ou da força para intimidar ou perseguir os outros na escola (school place bullying) ou no trabalho (work place bullying). As vítimas desse tipo de intimidação, de forma repetida e recorrente, são pessoas incapazes de reagir ou de buscar ajuda.

Cuiabá, MT - 15/03/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6551-6560 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter