Termina, amanhã (19), uma série de oficinas de capacitação com os trabalhadores da educação das redes municipais de ensino. Os encontros são organizados pela diretora do polo regional Leste II do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Ana Lúcia Antônia da Silva, com a participação dos secretários de Redes Municipais, Alex Ferreira da Cruz, e de Políticas Educacionais do Sindicato, Henrique Lopes do Nascimento.

As atividades tiveram início na segunda-feira (14), no município de Água Boa, com a participação das subsedes de Querência, Cocalinho, Nova Nazaré, além do município sede. De acordo com a diretora regional, as oficinas de capacitação visam à implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). "Atividade como essa propicia à direção local se apropriar de mecanismos e de instrumentos para conduzir as negociações com os gestores municipais", salientou.

Segundo Alex Ferreira, o Sintep/MT quer qualificar cada sindicalista para a luta por melhores condições de trabalho e, por conseguinte, pela valorização profissional com carreira, formação inicial e continuada. "É importante que os dirigentes das subsedes possam intervir no processo de implantação do maior piso possível", ressaltou o secretário de Redes Municipais do Sindicato.

Durante os eventos, uma questão importante apontada por Henrique Lopes foi a inclusão dos funcionários da educação no PCCS. "A implantação do piso salarial e dos planos de carreira é direito constitucional. Portanto é um direito de todos os trabalhadores da educação - professores e funcionários", destacou o secretário de Políticas Educacionais, citando o Art. 206 da Constituição Federal.

A oficina no município de Ribeirão Cascalheira reuniu a direção da subsede, representação das escolas (professores e funcionários), representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho Municipal de Educação (CME) e Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio também foram contemplados.

 

Cuiabá, MT - 18/03/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6541-6550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter