A estrutura da sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) ficou pequena para atender as necessidades da categoria. Além da falta de espaço, a reforma e ampliação se tornou urgente, principalmente depois do incêndio ocorrido nos alojamentos. A nova estrutura sindical terá mais espaço físico, garantindo melhores condições de infraestrutura e logística para a realização de cursos de qualificação profissional, seminários e para os eventos promovidos pelo movimento sindical e social.

Com a ampliação , a sede do sindicato contará com espaços físicos destinados à ampliação do alojamento, e de salas de multiuso, da biblioteca/videoteca e, ainda, espaço para a criação do Centro Histórico do Sintep/MT, além de reservar área para o almoxarifado e depósito de material sindical. "Com a recuperação de toda a estrutura física, vamos garantir a ampliação da área de circulação das pessoas, pois, com uma logística maior. Terá mais banheiros, elevadores e escadarias, contemplando questões ambientais e de acessibilidade. Seguindo, rigorosamente, todas as exigências legais da construção civil, pois, a obra conta, principalmente, com o respaldo do SINDUSCON (sindicato da construção civil)", informou o secretário de finanças, Orlando Francisco, responsável pelo acompanhamento do projeto arquitetônico e de engenharia técnica.

Segundo Orlando Francisco, o auditório dobrará de capacidade, passará dos 120 lugares para até 300 pessoas. Será um espaço moderno, de multiuso que poderá ser adaptado para receber grupos de acordo com a realização do evento. Já o alojamento passará dos 120 leitos para 276, com climatização. O novo espaço além de atender os sindicalizados que necessitam permanecer na capital para tratamento de saúde, participar de cursos, seminários, sediará os eventos promovidos pela entidade. Ainda, terá acomodações para os membros da direção central que residem no interior de Mato Grosso.

O alojamento e auditório contará com uma organização administrativa própria e terá novo endereço, o acesso se dará pela Rua General Vale,649, no Bairro Bandeirantes. Já, o acesso a sede administrativa e política do sindicato continuará no atual endereço, Rua Mestre João Monge Guimarães, 102 , também no bairro bandeirantes.

De acordo com as informações do diretor responsável pelo acompanhamento do projeto, o atual prédio possui 2.153,45 m² de área construída e terá mais 1.937 m² do espaço que foi adquirido, que está sendo totalmente reformado, o que corresponde a 71,4 % de área construída do total de 4.040,60 m².

A conclusão da ampliação e reforma do prédio que foi adquirido está prevista para julho de 2012, dentro do cronograma físico de realização da obra, que está programado em oito meses (dezembro 2011 a julho de 2012) enquanto que o cronograma financeiro deverá ser executado até novembro de 2012. "Os recursos financeiros para a aquisição e reforma do prédio que foi incorporado a atual sede do SINTEP/MT são oriundos do Imposto Sindical, que foi totalmente usado para a constituição de um fundo exclusivo para este investimento. Já a aquisição de mais dois elevadores e de todo o mobiliário do alojamento e salas multiuso, requer esforços para além destes recursos, que serão buscados através de várias linhas de créditos bancários e outras fontes de financiamento", salientou o secretário de finanças Orlando Francisco.

 

Cuiabá, MT - 10/02/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5911-5920 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter