Realizado pelo MEC, o
Seminário Nacional de Educação Integral aconteceu na última terça-feira (29),
Durante o seminário foi
discutida a escola pública de tempo integral, em que os alunos têm uma jornada
diária de sete horas. O Programa Mais Educação, do MEC, já implantou a jornada
ampliada em 15 mil escolas até agora, e promete aumentar o número para 30 mil
até o final do ano. Os desafios da educação integral, incluindo a definição de
um currículo adequado a esse novo modelo, estiveram entre os temas em
discussão.
A educação de tempo integral
não se restringe unicamente ao aumento da carga horária das escolas. Pretende,
acima de tudo, formar o aluno de forma completa. No tempo a mais em que ele
permanece na escola, o estudante pode realizar atividades culturais, artísticas
e esportivas, além de se aprofundar em temas ambientais, econômicos e sociais.
Para Gilmar Soares Ferreira,
a educação de tempo integral é chave para a solução de muitos problemas de
aprendizado: "Nós só vamos superar alguns problemas de aprendizado que
temos hoje com a ampliação do tempo do aluno na escola. Esse é o grande desafio
para a Nação, para o qual nós não estamos preparados. Por isso a luta pela
aplicação dos 10% do PIB na Educação é fundamental", defende.
Segundo o secretário de
formação, a educação integral começa, antes de tudo, com políticas educacionais
que garantam a formação e valorização dos profissionais da educação, dando-lhes
a chance de se dedicar a uma única escola. "Garantir uma educação de
qualidade tem que levar em conta a integralidade do tempo do aluno na escola,
mas também a dedicação exclusiva dos profissionais", afirma.
A CNTE entende que, apesar
dos esforços do Governo, a educação integral precisa se tornar uma política de
Estado, e não se manter com base em programas. "O Mais Educação ainda é um
programa de Governo. Tem que alçar um voo à condição de Política de Estado de
Educação. É por isso que é preciso que o Governo se esforce mais. Há muito o
que fazer, há muito o que lutar para que a gente possa garantir a educação de
qualidade aos filhos e filhas do povo brasileiro", defende Gilmar.