Uma plenária geral encerrou a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae), na tarde do último sábado (07), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Pela manhã, os conferencistas aprovaram emendas ao texto base dos eixos IV, V e VI, compostos, respectivamente, pelos temas "Formação e valorização dos profissionais em Educação"; "Financiamento da Educação e Controle Social"; e "Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade".

O debate sobre financiamento foi destacado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira. "A expectativa é que a Conferência resulte no estabelecimento de novos parâmetros para a política de financiamento, já que hoje não há sequer determinação de investimento mínimo do Produto Interno Bruto (PIB) em educação", ressaltou. Segundo ele, este cenário reflete na qualidade do ensino e infraestrutura das escolas.

Para a secretária de Formação Sindical da entidade, Marli Keller, que secretariou a plenária do eixo IV, a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação é um processo contínuo. "A discussão não terminará na Conferência Nacional, que será realizada em 2010. Vamos sempre avaliar e reavaliar as propostas, mesmo quando o Plano Nacional de Educação (PNE) estiver concluído". A secretária-geral do Sindicato, Vânia Miranda, elogiou o empenho dos participantes. "Houve participação efetiva da categoria e da sociedade civil".

A avaliação da etapa estadual foi positiva, de acordo com a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza. "Os colóquios foram proveitosos e apontam para a concretização dos objetivos propostos até agora", disse. Segundo o secretário de Políticas Educacionais, Henrique Lopes, o volume de emendas apresentadas demonstra o comprometimento dos participantes. "Esta é uma condição fundamental para que as demandas educacionais sejam, de fato, atendidas". O sindicalista frisou ainda que a formação e valorização profissional são requisitos essenciais para a qualidade na aprendizagem. "Sem esquecer que esses elementos devem conjugar Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), carreira e jornada única", acrescentou.

Os participantes - Professor em Confresa, Raimundo Soares acredita que Mato Grosso enviará contribuições pertinentes à Conae. "Espero que consigamos remeter à Brasília as prioridades em nosso Estado, para a elaboração de um plano que contemple a educação". Já a superintende de Formação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e professora, Ema Marta Dunck, os assuntos abordados no evento são muito importantes. "Afinal, estamos discutindo e preparando a educação para os próximos 10 anos", lembrou.

Outros eixos - A etapa estadual da Conae foi realizada entre os dias 03 e 07 de novembro. Além dos eixos apreciados na manhã de sábado (07), as emendas dos três primeiros, "Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional"; "Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação"; e "Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar" foram votados na tarde de sexta-feira (06). A Conferência Nacional ocorrerá de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília (DF). O tema central será "Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação".

Cuiabá, MT - 09/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7371-7380 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter