Educadores ainda apresentam dúvidas sobre a organização do sistema

Apesar de implementada há 11 anos no sistema educacional de Mato Grosso a política de ciclo por formação humana ainda não é implementada por completo nas unidades escolares. As divergências entre o que prevê a resolução nº 262/02 do Conselho Estadual de Educação (CEE) e que é encontrado na prática são inúmeras e desafiadoras. Em uma reunião na tarde de hoje (4)no CEE, assessores pedagógicos  levantaram várias dúvidas sobre a organização adequada para efetivar a política.
O encontro é o primeiro de muitos para debater a norma que rege o ciclo por formação humana no Estado. A membro do CEE e secretária adjunta de políticas educacionais do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) Maria Luiza Zanirato diz que os conflitos entre o que está previsto e o que se aplica envolve diversos fatores, como espaço físico, concepção política de organização e matriz curricular.
"Verificamos que ainda não há uma compreensão completa sobre a organização curricular de ciclos de formação humana", conta Maria. As principais polêmicas envolvem como pode ser realizado o processo de enturmação dos alunos nos ciclos, se deve ser levado em consideração apenas a idade ou também o conhecimento e maturidade dos estudantes.
Os profissionais da educação relataram que os laboratórios de aprendizagem não foram implementados como previsto na legislação, levando ao envolvimento de pais, professores e alunos. "Hoje o espaço se resume à sala de articulação, como um reforço no contraturno escolar".
A resolução nº 262/02 do CEE aponta as normas da política de ciclo por formação humana para todo o sistema de educação em Mato Grosso. O sistema foi implementado em 2002 e até o momento é um desafio para a comunidade escolar. Maria aponta haver um longo caminho a ser vencido para implementá-lo. "Ainda não houve uma mudança de organização dentro da escola, mantendo ainda o regime seriado que prevê a retenção", exemplifica.
Para transformar este cenário o CEE promoverá outros encontros com os educadores para sintonizar a política educacional com a realidade escolar de forma a aproximá-la do aluno e trabalhador da educação.

Cuiabá, MT - 04/09/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4991-5000 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter