Educadores ainda apresentam dúvidas sobre a organização do sistema
Apesar de implementada há 11 anos no sistema educacional de
Mato Grosso a política de ciclo por formação humana ainda não é implementada
por completo nas unidades escolares. As divergências entre o que prevê a resolução
nº 262/02 do Conselho Estadual de Educação (CEE) e que é encontrado na prática
são inúmeras e desafiadoras. Em uma reunião na tarde de hoje (4)no CEE, assessores
pedagógicos levantaram várias dúvidas
sobre a organização adequada para efetivar a política.
O encontro é o primeiro de muitos para debater a norma que rege o ciclo por
formação humana no Estado. A membro do CEE e secretária adjunta de políticas
educacionais do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso
(Sintep/MT) Maria Luiza Zanirato diz que os conflitos entre o que está previsto
e o que se aplica envolve diversos fatores, como espaço físico, concepção
política de organização e matriz curricular.
"Verificamos que ainda não há uma compreensão completa sobre a organização
curricular de ciclos de formação humana", conta Maria. As principais
polêmicas envolvem como pode ser realizado o processo de enturmação dos alunos
nos ciclos, se deve ser levado em consideração apenas a idade ou também o
conhecimento e maturidade dos estudantes.
Os profissionais da educação relataram que os laboratórios de aprendizagem não
foram implementados como previsto na legislação, levando ao envolvimento de
pais, professores e alunos. "Hoje o espaço se resume à sala de
articulação, como um reforço no contraturno escolar".
A resolução nº 262/02 do CEE aponta as normas da política de ciclo por formação
humana para todo o sistema de educação em Mato Grosso. O sistema foi
implementado em 2002 e até o momento é um desafio para a comunidade escolar. Maria
aponta haver um longo caminho a ser vencido para implementá-lo. "Ainda não
houve uma mudança de organização dentro da escola, mantendo ainda o regime
seriado que prevê a retenção", exemplifica.
Para transformar este cenário o CEE promoverá outros encontros com os
educadores para sintonizar a política educacional com a realidade escolar de
forma a aproximá-la do aluno e trabalhador da educação.