Ato público tem como objetivo lutar pela valorização dos funcionários da educação

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa do Dia Nacional de Mobilização dos Funcionários da Educação  hoje (30) em Brasília. A secretária geral do Sintep/MT Jocilene Barboza irá integrar o grupo com representantes de todo o país, que irá cobrar formação e valorização dos funcionários em frente ao Ministério da Educação (MEC).
Mais investimentos são fundamentais para que os funcionários do ambiente escolar sejam enquadrados na carreira da educação. A secretária geral do Sintep/MT explica que é preciso reforçar o Profuncionario, o programa oficial de formação, para permitir o avanço na qualificação dos trabalhadores.
Devido a problemas de infraestrutura, muitos funcionários ainda aguardam pela formação, que deve ser priorizada, diz Jocilene. Em Mato Grosso, ela diz que a unificação da carreira já é uma realidade. Porém, na maioria dos municípios os gestores públicos não têm reconhecido os funcionários como profissionais da educação, o que acarreta uma série de problemas como a aplicação do piso salarial.
"Há elementos na legislação que resguardam os direitos, mas precisamos cobrar parâmetros nacionais para a carreira do profissional da educação", diz Jocilene. Pela manhã desta quarta-feira (30) funcionários de todo o país se concentraram com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE) em frente ao MEC.
À tarde, os manifestantes realizam visitas nos gabinetes dos parlamentares para chamar atenção sobre os projetos de lei em tramitação que são do interesse dos trabalhadores da educação. Às 17h30 está marcada uma audiência com o ministro da educação Aloizio Mercadante.
O Dia de Mobilização foi deliberado no 7º Encontro Nacional de Funcionários e aprovado no Conselho Nacional de Entidades.

Funcionários
No Brasil existem cerca de 1 milhão de funcionários, sendo que apenas 40 mil conquistaram condição de profissional da educação.  Jocilene afirma que vigilantes, serviços gerais, secretários e outras funções que sejam realizadas no ambiente escolar devem ser consideradas como profissão da educação e por isso, valorizadas.
A Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) prevê o avanço, porém existe muita disparidade no país, principalmente nas redes municipais,

Cuiabá, MT - 30/10/2013 00:00:00


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