Ato público tem como objetivo lutar pela valorização dos
funcionários da educação
O Sindicato
dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa do Dia
Nacional de Mobilização dos Funcionários da Educação hoje (30) em Brasília. A secretária geral do
Sintep/MT Jocilene Barboza irá integrar o grupo com representantes de todo o
país, que irá cobrar formação e valorização dos funcionários em frente ao
Ministério da Educação (MEC).
Mais investimentos são fundamentais para que os funcionários do ambiente
escolar sejam enquadrados na carreira da educação. A secretária geral do
Sintep/MT explica que é preciso reforçar o Profuncionario, o programa oficial
de formação, para permitir o avanço na qualificação dos trabalhadores.
Devido a problemas de infraestrutura, muitos funcionários ainda aguardam pela
formação, que deve ser priorizada, diz Jocilene. Em Mato Grosso, ela diz que a
unificação da carreira já é uma realidade. Porém, na maioria dos municípios os
gestores públicos não têm reconhecido os funcionários como profissionais da
educação, o que acarreta uma série de problemas como a aplicação do piso
salarial.
"Há elementos na legislação que resguardam os direitos, mas precisamos
cobrar parâmetros nacionais para a carreira do profissional da educação",
diz Jocilene. Pela manhã desta quarta-feira (30) funcionários de todo o país se
concentraram com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE) em frente
ao MEC.
À tarde, os manifestantes realizam visitas nos gabinetes dos parlamentares para
chamar atenção sobre os projetos de lei em tramitação que são do interesse dos
trabalhadores da educação. Às 17h30 está marcada uma audiência com o ministro
da educação Aloizio Mercadante.
O Dia de Mobilização foi deliberado no 7º Encontro Nacional de Funcionários e
aprovado no Conselho Nacional de Entidades.
Funcionários No Brasil
existem cerca de 1 milhão de funcionários, sendo que apenas 40 mil conquistaram
condição de profissional da educação. Jocilene
afirma que vigilantes, serviços gerais, secretários e outras funções que sejam
realizadas no ambiente escolar devem ser consideradas como profissão da
educação e por isso, valorizadas.
A Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) prevê o avanço, porém existe
muita disparidade no país, principalmente nas redes municipais,