As
discussões sobre educação infantil envolveram o PNE
O
Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT)
participou do 29º Encontro Nacional do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (Mieib),
que terminou hoje em Brasília. Na pauta de discussões os membros do Sintep/MT
discutiram com gestores, profissionais e conselheiros de educação do país a
aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e articulação dos educadores em
atuação na educação infantil.
O secretário de comunicação do Sintep/MT, Gilmar Soares, representando no
Encontro a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE)
participou do debate sobre a valorização e formação dos profissionais da educação.
O 29º Encontro teve como tema "Consolidado demanda:
políticas, formação e práticas" A secretária adjunta de políticas educacionais do Sintep/MT, Maria Luiza Bartmeyer, conta que o encontro dos
representantes de vários segmentos relacionados à educação infantil foi uma
oportunidade de refletir sobre essa etapa do ensino. Também representando o Conselho
Estadual de Educação (CEE), Maria diz que o balanço de 3 dias de programação
foi positivo. "Foi bastante estratégica a reunião pelo momento que estamos
passando para aprovação do PNE, a articulação dos profissionais que atuam na
educação infantil. Tiramos encaminhamentos sobre nossas intervenções enquanto
Fórum e como fortalecê-lo também".
Além da reunião foi feita uma manifestação no Senado na quinta-feira (21)
contra o relatório do senador Álvaro Dias sobre o PNE. Enquanto ele defende que
a oferta da educação infantil seja de forma alternativa, os profissionais afirma
que ela deve continuar a ser ofertada de forma pública e não mais como
assistência social.
Para 2014 o Encontro Anual tem previsão de ocorrer em Cuiabá. Se for
confirmado, será a 1ª vez que a capital mato-grossense receberá a reunião na 1ª
quinzena de setembro. O Mieib se reúne anualmente com a participação de gestores,
conselhos de educação, profissionais, sindicatos. É um fórum político reconhecido
nacionalmente por tratar as concepções e princípios da educação infantil.