Na data de 29 de junho, quando o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de MT completa 50 anos, uma nova diretoria sindical toma posse para uma gestão de três anos (2015-2018). A chapa Sindicato de Luta, vitoriosa nas urnas, com mais de 80% dos votos, estará na direção central e regionais. Além da estadual a renovação acontece nas 140 subsedes do Sintep no Estado. Um fortalecimento coletivo na organização da luta do Sintep Mato Grosso.


O atual presidente, professor Henrique Lopes do Nascimento, reassumiu a presidência do Sintep destacando que os 50 anos de luta sindical foram marcados por muita mobilização, uma delas de mais de 40 dias que conquistou, ainda em 1998, leis que hoje fazem parte do debate no cenário nacional. Como por exemplo citou a lei 050, a Lei Complementar 49, e a lei 7.040. Todas fruto de debates construídos com foco na melhoria da educação no Estado de Mato Grosso.


Nascimento ressaltou que “nesses 50 anos do Sintep, o sindicato não pautou suas reivindicações partindo do ponto de vista do próprio umbigo, nós estamos para além da lógica de resultados”. Ao longo desses meio século de história reúne conquistas significativas para a categoria da Educação do Estado e do país. “Fomos o primeiro sindicato que conseguiu implantar gestão democrática no ensino público. Ela é atualmente um princípio constitucional estabelecido no artigo 206 Lei Federal, e com Lei própria no MT, e está no Plano Nacional de Educação”, disse.


Entre os convidados, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, que destacou a disposição de luta dos trabalhadores de Mato Grosso que souberam construir 50 anos de uma organização forte, determinada e decidida. “Enfrentaram a ditadura militar, travaram lutas tensas nas questões da educação e de questões gerais da sociedade brasileira como a defesa da terra contra os latifúndios, causas indígena, além da luta fundamental para os trabalhadores da educação”.


Leão afirmou a necessidade de permanecer em alerta diante do que chamou de momento tenso na sociedade brasileira. Um momento, segundo ele, de ameaças graves e de retrocesso, em que se apresentam riscos as conquistas sociais obtidas nos últimos tempos. “É tarefa de todos que tem compromisso com a mudança nesse país ficarem atentos a esse momento, sabendo que teremos que enfrentar uma luta dura, mas que é necessária. Teremos que ir à luta não apenas por questões corporativas, mas para garantir a democracia nesse país”, destacou.


O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), João Dourado, parabenizou a vitória do Sindicato em todo o Estado e ressaltou a importância do Sintep-MT para a Central, nesse 50 anos. “O maior sindicato da base da CUT. Um sindicato livre, democrático e de luta, que mostra para os trabalhadores do campo e da cidade, a importância do processo transparente e democrático. Princípios defendidos pela CUT”, citou.


O representante da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), assessor Alfredo Ojima, enalteceu a importância do Sindicato na implantação das principais leis que constituem a política educacional do Estado de Mato Grosso; Lopeb, Sistema de Educação, Gestão Democrática e Plano Estadual de Educação. “Marcos que foram construídos a partir da participação efetiva do Sindicato dos Trabalhadores do Estado de Mato Grosso”, disse. Uma Sindicato forte representa a presença da democracia, conclui Ojima.  

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 29/06/2015 18:38:49


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3901-3910 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter