O Sintep-MT é contrário as pesquisas que apontam avanços ou retrocessos na Educação a partir de análises fragmentadas, do conjunto de práticas que resultam  no sucesso do processo. Na última quinta-feira (02.07) foi publicada em âmbito nacional com repercussão na mídia local a pesquisa “De Olho nas Metas 2013-2014”, do Movimento Todos Pela Educação. Nela são apontados “poucos avanços do Plano Nacional de Educação”, a partir da análise de cinco das 20 metas existentes.

Por acreditar na escola pública o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento, defende que os avanços nas metas têm que ser avaliados no todo. Conforme ele, os impactos da proficiência, apontadas no relatório, cometem erros graves como focar apenas em duas áreas de conhecimento (língua portuguesa e matemática) além de desconsiderar outras metas, que são fundamentais para atender a melhoria do ensino aprendizagem.

“Por que só avaliar a Língua Portuguesa e Matemática? E ainda, qual interesse que existe por traz de focar nas cinco metas de um universo de 20?” questiona.  Segundo ele, a inclusão e diversidade estão em uma das metas que não foram avaliada. Ela está relaciona diretamente à especificidade dos seres humanos. “Temos aptidões diferentes, temos comportamentos diferentes, inclusive pela nossa constituição”, diz fazendo relação ao fato de que nem todas as pessoas aprenderão 100% do conteúdo das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, podendo ter domínio da Biologia ou Artes.

Nascimento estende a crítica a esse tipo de pesquisa ao destacar que deixaram de fora questões com a valorização profissional dos trabalhadores da educação; ou ainda, o regime de colaboração entre os entes federados (Estado e município), e a própria gestão do processo educacional. “É muito fácil para o Estado, por exemplo,  soltar uma pesquisar de avaliação da escola e não se auto avaliar, não verificar o sistema como um todo”, afirma ele.

A pesquisa deixou de lado questões do trabalho, a valorização profissional, a infraestrutura. “Toda avaliação tem sua importância, mas qual é o objetivo dela e como foi feita?” O presidente do Sintep-MT aponta os interesses por traz dos resultados das pesquisas que analisam parte do processo.

No caso do Movimento do Todos pela Educação, uma instituição que tem como mantenedores empresários com interesses comerciais na venda de pacotes de programas educativos, é importante a análise. “Temos que saber como os governos têm investido na educação ou tratado as políticas públicas da gestão, financiamento e valorização do profissionais, para que o objetivo da avaliação seja diagnosticar e intervir para corrigir rotas e não apenas avaliar resultado e passar a impressão para sociedade de que a coisa vai de mal a pior”, conclui.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 04/07/2015 12:21:42


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