A Escola Estadual Padre João Panarotto, do bairro CPA IV, em Cuiabá, é uma das unidades que desenvolvem o Projeto Educação para Todos (EPT) e Aids, difundido pelo Sintep/MT. Nesta quinta-feira - 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, os estudantes acompanhado pelo professor de Educação Física, Marconi Correa, estarão no Terminal Rodoviário do CPA 1, entre 11h e 13 horas, numa ação pedagógica em que distribuirão kits de preservativos e material informativo sobre HIV/Aids.
O EPT/ Aids criado pela Internacional da Educação/ Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da qual o Sintep é filiado, traz como tema em 2016, “Eu Sou Livre.  Eu Me Amo. Eu Me Cuido. Todos por um Mundo sem Aids” – se proteja, use camisinha. O objetivo é desenvolver a conscientização dos estudantes da rede pública sobre a doença, e difundir o direito a prevenção ao vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Pesquisas internacionais (UNAIDS/2014) revelam a incidência de 35 milhões de infectados pelo HIV no mundo. Deste, 730 mil no Brasil. Ainda no pais, anualmente, são registrados 44 mil novas infecções, matando 16 mil pessoas por ano. O grande desafio continua sendo a cura, mas para além dela, as campanhas buscam a vitória contra o preconceito e a discriminação social.
“O preconceito afasta o paciente do tratamento, impede que tenha direito a uma vida digna em família, com direito a um emprego, a um relacionamento. O grande temor dos soropositivos é a discriminação social, destaca o secretário adjunto de políticas sociais do Sintep/MT, Maurocir Silva.
Segundo Maurocir, o preconceito promove ainda um outro risco, o de inibir a prevenção e o diagnóstico da doença, pelo não uso de preservativos e busca de assistência de saúde. “É importante conhecer a doença e fazer a prevenção. Hoje a rede pública de saúde distribui gratuitamente os preservativos (camisinhas) masculinos e femininos. Cuide-se, previna-se”, conclui. 

Assessoria/Sintep/MT

Cuiabá, MT - 30/11/2016 19:35:32


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3341-3350 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter