O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado de Mato Grosso repudia veementemente o título e a propaganda realizada da festa “Vodka, Mulher e Viola”, realizada em 02  de dezembro de 2016. 

O nome chamativo da festa possui conteúdo pejorativo, indicando a mulher numa lista de itens a serem ofertados pelo estabelecimento Sertarena, como mais um produto a ser consumido, o que é corroborado pela propaganda, que possui um quadro em destaque com os dizeres: “Mulher Free... energético e vodka liberados”.

Em nosso cotidiano convivemos diariamente com notícias de violência sexual contra a mulher, decorrentes da cultura machista de objetificação do nosso gênero, despersonalizando-nos, como se estivéssemos à disposição para sermos consumidas, por quem desejar.

Na referida propaganda, a título de definir as regras de entrada e consumo de produtos durante o evento, nota-se claramente a associação de mulheres com bebidas alcoolicas. 

Mulheres encontram-se em situação de risco, gerada exatamente pela cultura e hábitos que lhes negam a autonomia de vontade sobre seu próprio ser. 

A dignidade da pessoa humana é fundamento do Estado de Direito, conforme Artigo 1° inciso III, da Constituição da República e funda-se no respeito mútuo entre os seres-humanos, e indica que todos têm o direito de ser tratados de forma igual, e ainda, de ser tratados com respeito pelos seus semelhantes.

Desde o dia 20 de novembro até o dia 10 de dezembro estamos no  mundo inteiro promovendo ações que promovem os “16 Dias de Ativismos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.   A responsabilidade de criar uma sociedade em que todos sejam igualmente respeitados cabe a todos nós, seja nas relações pessoais e profissionais e até mesmo quando se realiza um evento em que a mulher é anunciada ao lado de produtos que estejam no cardápio, responsabilidade de quem inclusive elabora uma propaganda e também  de quem abriga tal evento.

Não é possível naturalizar as situações que descuidam do respeito e da igualdade, pois o erro prospera pela certeza da impunidade. É essa certeza que possibilita que ações contrárias aos direitos afirmativos das mulheres sejam *comuns*, e muitas vezes passem despercebidas. 

Assim, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher REPUDIA a festa com o tema “Vodka, Mulher e Viola”, bem como a propaganda realizada para a festa a ser realizada no pela SERTARENA, e aguarda providências.  

Cuiabá, 02 de Dezembro de 20 16

Cuiabá, MT - 03/12/2016 10:09:30


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3331-3340 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter