O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa durante os dias 07 e 08 de dezembro do seminário "Educação e o Mundo do Trabalho", promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Florianópolis (SC). Evocando os princípios de Paulo Freire, para não perder a esperança e o ‘fogo’ da luta, avaliaram a conjuntura política e econômica do país em 2016, considerando as possibilidades e os desafios para o ano 2017.

No encontro os dirigentes pontuaram a importância da construção coletiva para reforçar a necessidade do diálogo afim de construir a esperança. O seminário fortalece a luta contra as medidas do governo Temer à educação pública e debate uma pauta de ação numa campanha nacional contra a Projeto de Emenda Constitucional - PEC 55, Reforma da Previdência, Medida Provisória do Ensino Médio, Lei da Escola Sem Partido, e demais ameaça proposta pelo atual governo.

O presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, considerou o ano de 2016 como um ano muito difícil, no entanto, destacou que é preciso sair de cabeça erguida, pois o papel na luta foi cumprido. Apesar de cumprir o papel, a reunião nacional deixou projetado para 2017 uma agenda mais efetiva de ação para o enfrentamento que está posto a classe trabalhadora no cenário nacional.

A dirigente do Sintep/MT na CUT, Guelda Cristina Andrade, destaca que em função das ocorrências no cenário político nacional de perdas de direitos, a CUT programa para 2017 a realização de um Congresso Extraordinário, no lugar a Plenária Sindical. Previsto para 28 a 31 de agosto, pretende discutir conjuntura, estratégia e planos de luta. A organização começa com as assembleias de base entre os dias 24/04 e 24/05, seguido pela assembleias estaduais de 19/06 a 19/07. “Essa será uma forma de dialogar com a classe trabalhadora e fazer o debate sobre as estratégias e táticas para enfrentar o que está por vir”, disse.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 07/12/2016 20:30:15


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3331-3340 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter