NOTA DE REPÚDIO DO CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER  AO POST DE CARNAVAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO VEICULADO EM REDE SOCIAL

O CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS DA MULHER DE MATO GROSSO vem a público repudiar TOTALMENTE a campanha promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso em sua página institucional na rede social Facebook, veiculada desde o dia 16 de fevereiro de 2017, com um post em que dá pontuação positiva e negativa à violência de gênero e à diversidade de gênero, valorando os relacionamentos humanos em tabela, tal como um jogo de submissão.

O Conselho recebeu uma denúncia sobre tal post, no sábado de carnaval, entrando imediatamente em contato com o Governo do Estado, solicitando a retirada do respectivo material.

Infelizmente, durante o carnaval e até nesta data, notamos que o governo optou por manter a mencionada publicação.

Às vésperas de completar 160 anos da fatídica data que deu origem ao dia internacional da mulher, em 8 de março de 1857, e  em pleno carnaval de 2017, com inúmeras campanhas para que as festividades ocorressem de forma mais respeitosa, já que é um movimento cultural de extrema importância em nosso país, as mulheres são surpreendidas com uma campanha do Governo do Estado de Mato Grosso que, pretendendo chamar a atenção à questão da violência às mulheres, à diversidade humana e de gênero, infelizmente veicula publicação em homenagem à própria violência.

A violência contra a mulher é crime, inclusive, sendo o delito que ocorre com maior frequência.

A violência não é um mero jogo de pontuação para nosso entretenimento. É um crime contra a humanidade.  Os índices que a retratam têm levado o Brasil a ser o quinto no mundo que mais mata mulheres, e, de outro turno, tornado Mato Grosso um dos piores lugares para a população LGBT.  Sem contar as tragédias causadas pelas discriminações por palavras e gestos, desrespeitando o corpo humano na sua diversidade. Tais insinuações, como a mencionada, têm levado milhares de pessoas a matar, agredir, adoecer, e, até mesmo, tirar a própria vida.

Assim, REPUDIAMOS TOTALMENTE este tipo de comunicação que, a despeito de combater a violência, coaduna com a violência, reproduzindo todo o preconceito que há séculos tentamos combater. Esperamos que o Estado de Mato Grosso promova a justiça, a igualdade e o respeito à diversidade, retirando a postagem da página do Estado, promovendo campanhas educativas que enfrentem a violência, pois, só assim, será configurada a transformação tão almejada por todas e todos nós, mato-grossenses.
 

CEDM

Cuiabá, MT - 07/03/2017 15:33:41


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3251-3260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter