Educadores e educadoras rondonienses começam hoje, dia 29, a debater os desafios para a construção de uma educação libertadora, no Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano Paulo Freire, que acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) até o final deste sábado.

O evento, que tem como tema principal “Educação Pública: Democracia e Resistência”, é realizado pelo Sintero em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL). Foram convidados representantes de universidades e organizações sindicais dos países latinos, como México, Paraguai, Uruguai, Argentina e Costa Rica, além do ministro da Educação boliviano.

No primeiro painel, que começa logo após a abertura pela manhã, será debatida a “Conjuntura política internacional e educacional frente aos ataques do capital financeiro ao direito à educação pública gratuita”, e tem como palestrantes o professor Heleno Araújo Filho, presidente da CNTE, e Ramon Cujui, membro da coordenação da Frente Brasil Popular (FBP).

movimento abertura 1Na tarde desta sexta-feira, o coordenador nacional do Programa de Formação Complementar (Profocom) para Atores do Sistema Educativo Plurinacional do Ministério da Educação da Bolívia, Armando Terrazaz Calderón, vai apresentar o modelo implantado em seu país, responsável pela erradicação do analfabetismo, dentre outras mudanças.

No sábado, 30, seguem os painéis com os convidados internacionais, que vão apresentar a realidade educacional de seus países e os desafios da política de valorização dos educadores e educadoras e da construção de uma educação libertadora.

Também participam do evento, que contará com tradução simultânea, a direção do Sintero, representada pelo presidente Manoel Rodrigues da Silva, a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva; o secretário de Relações Internacionais da CNTE, Roberto Franklin de Leão; e o Coordenador Geral da IEAL, Comberty Rodriguez.

Movimento Pedagógico – Criado em 2011 pelo Comitê Regional da IEAL, durante a VIII Conferência da entidade, realizada em Buenos Aires, o objetivo do Movimento Pedagógico Latino-Americano é aprofundar o debate sobre a definição de uma proposta sindical para uma pedagogia alternativa, que responda às políticas neoliberais que sucateiam a educação pública na América Latina, especialmente agora no Brasil com as medidas do governo ilegítimo de Michel Temer.

Confira mais fotos do evento na página oficial da CNTE no Facebook.

Cuiabá, MT - 29/09/2017 17:07:29


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2871-2880 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter