Palestrante da primeira noite da II Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee), Henrique Lopes, presidente do Sintep/MT, defendeu aumento do financiamento da Educação, que em 2018 será menor do que o valor concedido em renúncias fiscais pelo governo de Mato Grosso. Na Conapee, serão avaliadas até sábado (25) as metas e estratégias do Plano Estadual de Educação, que tem vigência até 2024.

Henrique enfatizou a necessidade de se dar prioridade à Educação e Saúde e não às grandes empresas e ao agronegócio. “Mato Grosso é um dos estados mais ricos do país, com percentual de crescimento comparado a países como a China. O governo alega que falta recursos, mas o que falta é prioridade, para investir nas áreas essenciais”.

O presidente do Sintep/MT também falou sobre a conjuntura de cortes nos investimentos não só no estado, mas no país, com medidas como Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos), e também sobre os retrocessos trazidos pelas “reformas” do Ensino Médio, Trabalhista, além da Lei da Terceirização e o Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Conferência

A II Conapee reúne 400 delegados de todo o estado para avaliar, revisar e adequar o Plano Estadual de Educação (PEE) ao Plano Nacional de Educação (PNE). O PEE tem 17 metas básicas para garantir a oferta de vagas, acesso e qualidade da Educação Básica ao Ensino Superior.

 

Assessoria Sintep/MT

Cuiabá, MT - 23/11/2017 17:00:20


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2751-2760 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter