Teve início ontem, segunda-feira (26.02), os preparativos para a Romaria dos Trabalhadores 2018, promovida pelo Comissão Regional de Mato Grosso, da qual o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) faz parte. Os debates iniciados em conjunto com Pastoral da Terra, representantes do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (Cebi), também com as Paróquias de Cuiabá e Baixada Cuiabana e Comunidade Eclesiais de Base (Cebs), apresentaram como novidade ampliação no ato, que se estenderá para dois dias (1º e 2 de maio).

Durante a reunião foi debatido o tema central que deverá ter foco na manutenção dos direitos previdenciários contra a tentativa de golpe na aposentadoria de milhares de brasileiros e brasileiras, entre eles homens e mulheres do campo. Os trabalhadores e trabalhadoras cobrarão ainda, o direito a água, que tem sido usurpado de diferentes formas, prejudicando de imediato os ribeirinhos.

Para trabalhar os temas a comissão de organização planeja realizar dois dias de debates, sendo o 1º de Maio voltado para a realização de fóruns em que se discutirá os problemas da água e da terra, sendo finalizado por uma plenária, no final dos debates. E, no dia 2 acontecerá o ato propriamente dito, com a Romaria caminhando pelas principais ruas da Capital.  

Este ano em sua terceira edição integram a Romaria o movimento campesino, indígena, ribeirinho e quilombola, na caminhada em defesa da Água e da Terra. “Os movimentos tem se fortalecido ao longo dos anos para juntos fazerem a luta pela manutenção dos direitos que estão sendo desmontados pelo ilegítimo governo de Michel Temer”, esclarece o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes.

Iniciado em Mato Grosso na década de 90, a Romaria dos Trabalhadores é mais do que uma homenagem aos trabalhadores do campo e da cidade, na data comemorativa no calendário internacional. A passeata faz um alerta feito em conjunto pelos movimentos sociais e religiosos, para os enfrentamentos e manutenção dos direitos da classe trabalhadora contra os abusos do capital e seus impactos contra a terra, água e direitos humanos e sociais

Cuiabá, MT - 27/02/2018 12:57:15


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2601-2610 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter