A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza, participou da reunião do Comitê Estadual de Acompanhamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Educação. O encontro ocorreu hoje (17), no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). A presidente da subsede de Várzea Grande, Maria Aparecida Cortez, também integra o Comitê.

O objetivo é acompanhar as ações desenvolvidas por meio do PAR, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC). "Algumas delas já estão sendo executadas", informou Jocilene Barboza. Ela falou também sobre a principal demanda do Estado, diagnosticada desde 2007, quando o plano começou a ser elaborado. "As discussões a respeito das necessidades prioritárias na área da educação apontaram para a formação dos profissionais, tanto os professores quanto os funcionários de escolas", lembrou.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou a importância da reunião. "Esta é a oportunidade de retomarmos algumas questões essenciais para acompanhar ações gerais e de cunho financeiro". Como exemplo, ela citou a situação irregular de algumas escolas estaduais. "Muitas instituições não possuem escrituras, o que dificulta a liberação de recursos por parte do MEC. Já resolvemos parte desses problemas, mas ainda há muito a se fazer", afirmou Rosa Neide.

Para a coordenadora do Comitê Estadual, Maria Amélia Ramos, o PAR está caminhando de acordo com as expectativas. "Agora, que o plano está em fase de execução, esperamos contar com a colaboração das entidades para acompanhar e cobrar a efetivação das ações", ressaltou. Ela acrescentou ainda que o Comitê de Acompanhamento é uma exigência do MEC e também é instituído no âmbito municipal.

Eleição - Durante a reunião de hoje, os membros titulares e suplentes assinaram o termo de posse do Comitê e elegeram uma comissão provisória para a elaboração do regimento interno. A presidência será exercida por Rosa Neide Sandes, enquanto o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Geraldo Grossi Júnior, será o vice-presidente. Para a secretaria, foi eleita a titular do Sintep/MT no Comitê, Maria Aparecida Cortez, que será representada por Jocilene Barboza quando necessário.

Além do Sintep/MT e do CEE, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), a União Municipal dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime) e o Conselho de Educação Indígena (CEI) também integram o Comitê Estadual de Acompanhamento do PAR.

Cuiabá, MT - 17/08/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7541-7550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter