A Comissão Estadual Pró-conferência de Comunicação (CEPC/MT) convida a todos para o curso de formação política Pré-conferência de Comunicação, que será realizado neste sábado (22), das 8h às 18h, na sala de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com palestra da jornalista Carolina Ribeiro, membro do Coletivo Intervozes (www.intervozes.org.br). A entrada é franca.

Desde que foi convocada a Conferência Nacional de Comunicação Social (Confecom), as entidades que discutem as questões da comunicação em Mato Grosso uniram-se na CEPC-MT. Essa comissão pretende que todos saibam e participem das discussões sobre a mídia brasileira, que percebam as distorções existentes e como construir uma comunicação democrática, que respeite os direitos humanos dos cidadãos.

Para Carolina Ribeiro, esse é um momento histórico que necessita da participação da sociedade para ser válida e trazer algum avanço. "É a primeira vez que a gente vai ter a oportunidade de debater questões como concessões, sistema público, rádios comunitárias, convergências, entre outros temas superimportantes dentro de um marco legal antigo, de um quadro de monopólio e concentração muito grande. Para que o resultado dessa conferência seja interessante do ponto de vista da democracia é muito importante a mobilização da sociedade", explica Carolina.

Os assuntos a serem discutidos no curso seguem uma linha geral feita também por outros Estados organizados para a realização da Conferência. O evento será dividido em duas partes principais. De manhã, Carolina Ribeiro faz um mapa da mídia no país e fala sobre a conjuntura para a Confecom. À tarde as pessoas se dividem em grupos de trabalho, tirando encaminhamentos após as discussões.

Além de levar a discussão para a sociedade e de buscar se capacitar para a Confecom, a Comissão Estadual Pró-conferência já fez vários pedidos de audiência com o governo estadual, para tratar da Confecom e pedir a convocação da Conferência Estadual, mas o grupo não obteve resposta alguma do governo Blairo Maggi. 

A Comissão Estadual Pró-conferência se reúne, agora, toda quarta-feira, às 18h, no Instituto de Linguagens da UFMT. Mais informações ligue para (65) 9922 9445 ou 9223 2494; acesse www.proconferencia.org.br e www.cepc-mt.blogspot.com; ou mande e-mail para proconferenciamt@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

Curso de formação política pró-conferência de comunicação/MT

Data: sábado, dia 22 de agosto

Horário: das 8h às 18h

Local: Faculdade de Direito da UFMT - Sala de Pós-Graduação

Reflexões sobre a democratização da mídia - Luta que precede!

7h30 - Café da manhã

8h - Mística

8h15 - VÍDEO

DEBATE 1

Objetivo: Reconhecer os passos dados pelo nosso coletivo (acertos e falhas) e verificar novos enfrentamentos necessários e mobilizações para garantir a conferência estadual.

 

8h30 - A articulação que construímos e os desafios a perseguir

Mesa: Keka Werneck (Sindjor-MT) e Lucinéia Freitas (MST)

Mediadora: Dafne Spolti (DCE-UFMT)

DEBATE 2

Objetivo: Análise de conjuntura pró-conferência e pré-conferência. Reconhecer o jogo de forças nesse ambiente pró-conferência. Verificar os movimentos sociais que estão mais engajados na luta. Dimensionar a força que nós, dos movimentos sociais, estamos tendo previamente, no estabelecimento das regras do jogo, e estimar a que teremos durante a conferência. Conhecer o mapa da mídia.

9h30 - I Conferência Nacional de Comunicação (I Confecom) - Jogo de poder e marco histórico

Mesa: Carolina Ribeiro

Mediador: Fran Fransetto (SINTEP-MT)

12h  - Almoço no RU

DEBATE 3

13h30 - Formação de Grupos de Trabalho

Objetivo: Dividir a plenária em grupos e depois que cada grupo apresente um compêndio do que estudou e refletiu.

1 - Políticas Públicas de Comunicação (financiamento, gestão, produção, difusão e acesso): do local ao nacional

Facilitador: Mariana Freitas (Enecos)

2 - Marco Regulatório, concessões, monopólios e propriedade cruzada: uma nova legislação de Comunicação

Facilitador: Gibran Lachowiski (Sindjor-MT)

3 - Comunicação Pública, Comunitária e Livre

Facilitador: Geremias Santos (Abraço)

4 - Convergência Digital e Inclusão

Facilitador: Andréa Ferraz Fernandez (professora do curso de Comunicação Social - UFMT)

5 - Instrumentos de controle social na Comunicação

Facilitador: Keka Werneck (Sindjor-MT)

6 - Comunicação, cultura e direitos humanos: mídia e produção de subjetividade

Auremárcio Carvalho

16 horas - Relatoria das reflexões feitas pelos GTs

18 horas - Pizza

 

Cuiabá, MT - 18/08/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7541-7550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter