Os/as funcionários/as da educação terão o dia 16 de Maio, como Dia Mundial dos Funcionários/as das Escolas. A data criada pela Internacional da Educação (IE), durante a 1ª Conferência sobre Funcionários/as de Escola, em Bruxelas (Bélgica), dias15 e 16 maio. O objetivo é busca dar visibilidade aos profissionais que atuam no espaço escolar com funções fundamentais que contribuem com a qualidade na educação.

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) está presente nesta 1ª Conferência Mundial, representado pela secretária de políticas educacionais, Guelda Andrade. Conforme ela, os debates da Conferência destacam a relevância dos profissionais no contexto escolar, e ressaltam que esses profissionais ficaram numa condição irrelevante no contexto social.

Segundo Guelda, a troca de experiência entre os países sobre a realidade dos/as funcionários/as tem mostrado a necessidade de formação desses/as profissionais para o desempenho das funções no espaço escolar.  “Entendemos que os/as funcionários/as precisam ter formação, carreira e valorização profissional criando identidade profissional e isso com certeza contribui com a qualidade da educação”, disse.

A Conferência aponta que a privatização é a principal ameaça a esse/a trabalhador/a. “Os acordos de livre comércio tem transformado um direito social em serviço, e serviços precarizados, com impactos maiores sobre os cargos e funções de limpeza, alimentação escolar e vigilância, além de técnicos de desenvolvimento infantil’, relata.

Guelda informa que os participantes da Conferência– 35 países representados – indicaram como principal ação da Internacional da Educação investimento em pesquisa sobre esses/as profissionais para ter dados concretos sobre quantos/as funcionários/as existem em cada país, qual o nível de formação. A partir disso cada um poderá criar a intervenção a partir da própria realidade.

No Brasil, cita “ainda temos como desafios ofertar a formação para a demanda social, garantir o mesmo piso salarial do professor ao funcionário, além de avançarmos para garantia de jornada e carreira profissional. Só assim, constituiremos e fortalecermos uma identidade

Assessoria/Sintep-MT

*atualizada


Cuiabá, MT - 16/05/2018 11:58:14


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2451-2460 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter